3 de agosto de 2013

NAYLOR FALLARARO: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO


Li essa reportagem e me emocionei! O mundo precisa de mais pessoas assim. Se cada profissional seguisse o exemplo desse lindo rapaz, o mundo seria bem melhor. Parabéns Naylor Fallararo! Nem te conheço e já tenho uma grande admiração por você. Que Deus te abençoe grandemente. E, que todos que tomarem conhecimento desse seu gesto inspirem-se! Nem sei se você um dia navegando na net você chegará até este Espaço. Porém, se isso acontecer me deixa um abraço. Rosélia Santos.
 
Às vésperas de completar mais um ano de vida, o cabeleireiro Naylor Fallararo teve uma ideia. Em vez de comemorar a data em um bar ou balada, por que não celebrar na casa dos amigos dona Gumercinda, dona Chiquinha e seu Octávio, entre outros tantos? Enquanto Naylor completava 30 anos de idade, alguns destes seus amigos já passam dos 90, e moram em uma casa de repouso em Santos, litoral de São Paulo.
O cabeleireiro não fez estes amigos por acaso. Ele corta os cabelos dos idosos da casa de repouso há dois anos, sem cobrar nada por isso. Às segundas-feiras, dia de folga do salão em que trabalha, ou aos domingos por volta das 15h30 – horário estratégico para não atrapalhar as refeições dos amigos, Naylor se coloca à disposição dos velhinhos, para todo mundo ficar mais bonito.
Naylor começou a cortar cabelos na adolescência, atendendo familiares. Quando terminou o ensino médio, se profissionalizou e fez do hobby de cabeleireiro, profissão. Mas não deixou de lado uma de suas clientes mais fieis da família, a avó Aracy. Ele morava em Santos, e ela em Araraquara, no interior de São Paulo. Naylor não hesitava em enfrentar os 350 km de estrada para cuidar da avó. E foi assim até 2011, quando dona Aracy morreu.
Duas semanas depois, Naylor resolveu entrar em uma casa de repouso no caminho para o trabalho. “Passava em frente todos os dias e pensava em conhecer. Nesse dia tomei coragem, toquei a campainha e conversei com a proprietária”, conta.
Logo o serviço voluntário e constante de Naylor substituiu a cabeleireira que aparecia eventualmente por lá - e ainda cobrava R$ 5 pelo corte. Como em um salão de beleza, ele atende aos pedidos – enquanto alguns clientes são bem exigentes, outros dão liberdade para o profissional fazer o que achar melhor.
O primeiro dia, ele conta, foi triste e tenso. “As pessoas não estão preparadas psicologicamente a realidade dos velhinhos. Alguns têm Alzheimer, outros babam, ou ficam amarrados em lençóis para conseguirem permanecer sentados na cadeira. Segurei o choro, pensando na minha avó. Nós sempre nos preocupávamos em comprar a melhor fralda, a sopinha mais gostosa... e todos merecem tanto carinho e amor quanto ela”.
Naylor consegue fazer cerca de 10 cortes em duas horas de trabalho. “Seria muito melhor se eu conseguisse uma companhia para trabalhar comigo e agilizar o processo. Já convidei vários profissionais amigos meus, mas ninguém se habilita, é muito difícil”, lamenta.
Mais do que clientes, o cabeleireiro ganhou amigos. Cita Roseli, que tem Síndrome de Down e adora falar sobre comida, as inseparáveis Gumercinda e Chiquinha, sempre sorridentes, e Octávio, ex-jornalista, escritor e poeta que surpreende com sua inteligência e lucidez aos 92 anos. “Sinto paz em lhes dar um pouco de alegria. Eles me agradecem com abraços, beijos e falam coisas bonitas. Tudo que eles querem é alguém que dê atenção”, conta.
A festa de aniversário que ele fez na casa de repouso foi uma delícia, com todos os velhinhos lindos, de cabelos bem cortados e penteados. Naylor comprou bolo, salgadinhos, refrigerantes, e foi presenteado com uma trilha sonora surpreendente. Seu Edgar, um dos moradores da casa de repouso, tocou no teclado de clássicos dos Beatles até músicas da banda alemã Kraftwerk. “Foi meu maior presente. Tudo o que eu queria era dar um momento de felicidade para, mas na verdade, eles me fizeram feliz”, encerra.
 

Fonte: iG
Por: Larissa Drumond

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas palavras Rosélia! Adorei a matéria também e espero que outras pessoas pensem mais no próximo também!
Um grande beijo!

Naylor

Unknown disse...

Não poderia deixar de agradecê-la pela linda homenagem ao meu filho Naylor Fallararo. Ele é tudo isso e muito mais...um presente de Deus em minha vida. Que Deus te abençõe, te proteja e te ilumine hoje e sempre Rosélia Santos...Beijos no seu coração!!!

Rosélia Santos disse...

Naylor meu querido que bom que vc me encontrou nesse imenso mundo virtual, estava torcendo por isso. Sou sua FÃ! Deus te abençoe sempre. Parabéns! Obrigada pela visita. Bjo grande.

Rosélia Santos disse...

Neusa minha linda, eu sou quem agradeço. Para mim foi uma honra fazer esta postagem. Que bom que Deus lhe deu este presente! Que Deus ilumine essa pessoa linda que é o Naylor e te abençoe também grandemente. Obrigada pela visita. Bjos

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.