Um estudo feito por cientistas e professores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) afirma que consumir até quatro xícaras de café por dia pode reduzir em até 30% as chances de câncer endometrial, também chamado de câncer de endométrio. De acordo com os autores do estudo, mesmo a versão descafeinada da bebida tem ação preventiva contra esse tipo de tumor. Câncer endometrial refere-se a diversos tipos de câncer que surgem no endométrio, o revestimento do útero.
O estudo contou com a participação de 67 mil mulheres e durou 26 anos. Hábitos alimentares e o estilo de vida de cada uma das participantes foram acompanhados por médicos no decorrer da pesquisa. Foram estudados também o histórico familiar e médico de cada uma das participantes. Durante o estudo, 672 voluntárias da pesquisa desenvolveram câncer no endométrio.
Após observar os resultados, os estudiosos descobriram que as mulheres que tomavam até quatro xícaras de café normal, tinham 30% menos chances de desenvolver câncer de endométrio, enquanto que as mulheres que consumiam a mesma quantidade na versão descafeinada tinham 22% menos riscos.
De acordo com os pesquisadores, o café ajuda a regular os níveis de insulina no sangue, e diminui os níveis do estrógeno no organismo. No aparecimento do câncer de endométrio, o excesso de insulina e estrógeno são dois fatores bastante associados.
Contudo, os cientistas, afirmam que o café não deve ser usado como único fator de prevenção contra esse tipo de câncer.
Em pesquisas anteriores, já ficou provado que o café traz benefícios não só para as mulheres como também para os homens em relação ao câncer de próstata.
É importante ressaltar que o alto consumo de cafeína pode causar outros problemas de saúde, mas tomar uma xícara regularmente, não faz nenhum mal e sim muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.