23 de janeiro de 2014

ARTE OU RACISMO???


Dasha Zhukova - modelo e dona de uma galeria de arte, mais conhecida por ser namorada do bilionário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea, chocou o mundo com uma foto polêmica. A foto foi feita para um site de moda russo, a modelo aparece sentada numa cadeira feita com uma manequim negra, seminua, amarrada e em uma posição para lá de incômoda.
A imagem causou muitas discussões e acusações de racismo bem como pedidos de desculpa do site: “Vemos essa cadeira estritamente em um contexto artístico. Pedimos desculpas a todos que ficaram ofendidos com a fotografia”. A modelo Dasha Zhukova também defendeu a publicação. Segundo ela, não há qualquer tipo de teor racista na imagem. “Apesar de não concordar com as críticas, gostaria de pedir desculpas a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida pela imagem”.
Esse modelo de cadeira é uma criação do artista norueguês, Bjarne Melgaard, constitui uma variação da obra do artista britânico Allen Jones que em 1969, apresentou a obra com uma mulher branca na mesma posição. Quando Allen Jones criou a sua obra, pretendia questionar relações de poder e de representação. Ou seja, pretendia expor, denunciando, aquilo que agora muitos acusam Dasha Zhukova.
Mas a arte, como uma forma de comunicação, muda a mensagem quando também muda o seu contexto? O que vocês acham? Essa imagem realmente passa uma informação racista ou deve-se ser vista como “estritamente em um contexto artístico”?
Após a imensa repercussão negativa do editorial, que gerou revolta e indignação, o site recortou a imagem de extremo mau gosto, deixando apenas a parte superior, na qual aparece Dasha.
 
Fonte: popnews
Particularmente, não vejo racismo na imagem e sim, uma afronta a dignidade da mulher. O ano, a época, não importa. O que importa é a forma de expressão do artista: desnecessária e destrutiva da imagem feminina. Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.