As obras de
mobilidade programadas pela prefeitura de Natal para serem concluídas até a
Copa do Mundo de 2014 não atingirão o cronograma inicial. São três grandes
lotes de projetos, orçados em R$ 366 milhões, mas apenas o lote 2, cujas
obras estão no entorno do Arena das Dunas terá a conclusão mais avançada. Ainda
assim, o viaduto previsto para ser erguido nas proximidades do estádio,
contemplando o trânsito da BR 101 e da marginal, também não ficará pronto para
o Mundial.
Nesse lote,
considerado o principal, o Executivo da capital potiguar já encontrou a
alternativa para não mostrar aos visitantes a obra incompleta do viaduto.
“Vamos colocar um envelopamento na obra para que fique parecido com um portal e
não como uma obra inacabada”, explicou Alexandre Duarte, secretário adjunto de
planejamento.
O lote 1, que
contempla obras na zona oeste de Natal, tem obras, inclusive, ainda na fase de
projeto. No caso da Avenida Mor Gouveia, que liga a zona oeste à zona sul de
Natal, as adequações estarão prontas para Copa. Mas os outros planejamentos
desse lote não serão atingidos a tempo. Inclusive a adequação das avenidas da
zona oeste para a BR 226 está na fase de projeto executivo. “O projeto está com
a Caixa para análise”, diz Alexandre Duarte, que chamou atenção que as
obras de mobilidade de Natal começaram apenas na atual gestão.
Situação ainda mais
atrasada é a do lote 3, que tem o projeto de construir 55 quilômetros de
calçadas acessíveis. “Estamos encontrando muitas dificuldades para essa obra
porque há muita interferência de tubulação, sistema, sumidouro... Abrimos um
diálogo com o Ministério Público e vamos encontrar uma solução adequada”,
explicou o secretário adjunto de planejamento -a cargo da Secretaria
Municipal de Planejamento ficou toda coordenação das obras de mobilidade.
Natal receberá
quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase: México x
Camarões (que integram o grupo do Brasil), Gana x Estados Unidos, Japão x
Grécia e Itália x Uruguai. A Arena das Dunas foi inaugurada no final de janeiro
e custou R$ 423 milhões.
Fonte: terra.com
Por: Anna Ruth Dantas
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