31 de maio de 2011

CELULAR X CÂNCER


OMS anuncia que celular pode aumentar risco de câncer
A radiação de telefones celulares pode causar câncer, anunciou a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta terça-feira.
A agência lista o uso do telefone móvel como “possivelmente cancerígeno”, mesma categoria do chumbo, escapamento de motor de carro e clorofórmio. A informação foi publicada no site CNN Health.
Antes do anúncio de hoje, a OMS havia garantido aos consumidores que a radiação não tinha sido relacionada a nenhum efeito nocivo à saúde.
Uma equipe de 31 cientistas de 14 países, incluindo Estados Unidos, tomou a decisão depois de analisar estudos revisados por especialistas sobre a segurança de telefones celulares.
A equipe encontrou provas suficientes para classificar a exposição pessoal como “possivelmente cancerígena para os seres humanos.”
Isto significa que não existem estudos suficientes a longo prazo para concluir se a radiação dos telefones celulares é segura, mas há dados suficientes que mostram uma possível conexão, e que os consumidores devem ser alertados.
O tipo de radiação que sai de um telefone celular é chamado de não-ionizante. Não é como um raio-X, mas mais como um forno de micro-ondas de baixa potência.
“O que a radiação do micro-ondas faz, em termos mais simples, é semelhante ao que acontece aos alimentos no micro-ondas: cozinha o cérebro”, disse Keith Black ao site da CNN, neurologista do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles.
A OMS classifica os fatores do ambiente em quatro grupos:
1 - cancerígenos ou causadores de câncer para o homem;
2 - possivelmente cancerígeno para os seres humanos;
3 - não classificados quanto ao risco de câncer para o homem;
4 - e provavelmente não cancerígeno para os seres humanos.

O anúncio foi feito do escritório da OMS em Lyon, na França, após o número crescente de pedidos de cautela sobre o risco potencial da radiação do celular.
A Agência Europeia do Ambiente pediu mais estudos, dizendo que os telefones celulares podem ser tão nocivos para a saúde pública quanto o tabagismo, o amianto e a gasolina.
O líder de um instituto de pesquisa do câncer da Universidade de Pittsburgh enviou um memorando a todos os funcionários, pedindo a diminuição do uso do celular por causa de um possível risco de câncer.
A indústria de telefonia celular afirma que não há provas conclusivas de que a radiação dos aparelhos cause impacto sobre a saúde dos usuários.
O anúncio de hoje pode ser um divisor de águas para as normas de segurança. Os governos costumam usar a lista da Organização Mundial de classificação de risco cancerígeno como orientação para as recomendações de regulamentação ou ações

OPINIÃO DA BLOGUEIRA

Já li vários textos sobre esse assunto. E num dos textos que li, especialistas afirmavam que a radiação emitida pelo aparelho lesa a saúde, e que se você segura perto da cabeça ou do corpo, há muitos riscos de danos. Todos os celulares têm alerta sobre esse assunto.
Por isso, acho que esse tipo de informação não deve ser descartada. Lembro das controvérsias sobre as pesquisas relacionadas ao fumo passivo e amianto. Atitudes só foram tomadas depois de provas incontestáveis do sério dano causado a saúde.
Se não se tem provas concretas nesse momento, é necessário que autoridades no assunto entendam que, há grave ameaça neste sentido, e, por isso, tem obrigação de fazer algo a respeito.
Esperar mais provas é esperar que seres humanos morram para constatar tal fato. Não seria mais prudente prevenir do que remediar???
Postei anteriormente uma pesquisa que mostra que a radiação enfraquece o esperma. Homens que usam celulares por quatro horas ao dia têm a metade da contagem de esperma em relação aos demais.
Eu fico me perguntando. Se no adulto causa esse dano e outros mais que ainda não foram divulgados, imaginem numa criança? Deve ser uma bomba-relógio.
Sabia que na França é ilegal vender celular voltado para crianças?
Enquanto os cadáveres não aparecem para que autoridades no assunto tomem providencias, o que temos a fazer é usá-lo de forma mais inteligente. Longe do nosso corpo o maior espaço de tempo possível.  

ESPAÇO ÚNICO NA LUTA CONTRA O TABACO


ALGUNS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO TABACO























HOJE É O DIA MUNDIAL SEM TABACO. PARTICIPE!!!

30 de maio de 2011

ESTRIAS

Elas não poupam ninguém... É isso mesmo! As estrias.
A maioria das pessoas tem. Mulheres, adolescentes, homens, pessoas que vivem engordando e emagrecendo e, principalmente, mulheres grávidas.
 Nossa pele, mesmo podendo ser esticada, quando isso acontece além do limite, ela acaba se rompendo. Isso mesmo. Estrias são rompimentos na pele.
Não se preocupe que um dia você as terá. Calma!
Esqueça aquele mito de que estria não tem cura.
Para inicio de conversa, estria é um problema de pele. Portanto, só quem pode afirmar isso é um especialista, ou seja, um bom Dermatologista.
No início, as estrias aparecem avermelhadas. É nessa fase que o tratamento se torna mais fácil. Se você procurar um especialista logo, com certeza terá sucesso no tratamento de forma mais rápida. Quando elas já são esbranquiçadas é porque já estão, digamos que, ‘adultas’, neste caso, o tratamento é mais exigente, leva muito mais tempo. 
Por causa de dois hormônios a progesterona e o estrógeno, que são os principais responsáveis pela ruptura das fibras elásticas da pele, pessoas do sexo feminino sofrem mais que pessoas do sexo masculino.
Nos homens, elas surgem quando eles engordam. A região dos braços e da barriga é mais afetada e, também quando a pele é ressecada e sua elasticidade natural, é prejudicada havendo a necessidade da pele esticar, e acabar acontecendo o rompimento das fibras elásticas. 
Pessoas que engordam e emagrecem com freqüência, estão sujeitas ao chamado efeito sanfona. Com o aumento de peso, as células da epiderme não têm tempo de se duplicar na proporção que as novas células de gordura exigem. Desta forma, as estrias vão surgindo nas regiões em que o aumento de peso é maior, como na barriga, nos braços, nos seios, coxas e bumbum.
Já na puberdade, também surgem estrias, é o que chamamos fase do Estirão. Isso acontece quando há um crescimento rápido durante a puberdade e a adolescência, o corpo necessita de tempo para se adaptar ao crescimento dos órgãos e, quando isso não ocorre, aparecem as estrias.
Também é muito comum elas surgirem quando os músculos aparecem de forma muito rápida, a pele é esticada demais causando assim, o rompimento de suas fibras.
Nas grávidas, os hormônios da gravidez junto com o aumento de peso e o crescimento da barriga, levam ao aparecimento das estrias.
Abusar do sol e falta de hidratação da pele também facilita o surgimento de estrias. O sol deixa as fibras mais frágeis comprometendo suas propriedades. 


PRECIOSAS DICAS
Logo após tomar banho, a pele fica mais absorvente.
Aproveite para hidratá-la com produtos ricos em uréia, óleo de semente de uva e de amêndoas que são mais poderosos na hidratação. Isso ajuda a evitar as indesejáveis estrias.
Não abuse de banhos quentes e do sol sem protetor solar.
E não esqueça: quanto mais cedo sua visita ao seu dermatologista mais rápido e eficaz será o tratamento. 
Para essas temíveis listas na pele, já temos inúmeras maneiras de prevenir ou mesmo de suavizá-las. E, o tratamento é considerado bastante eficaz.

PESQUISEI OS TRATAMENTOS MAIS USADOS:
 
Fraxel laser SR 1500 - ideal para as estrias mais adultas, as esbranquiçadas, pois, faz microperfurações na pele, que vai responder com cicatrização de colágeno. Geralmente o médico indica no mínimo três sessões com intervalos quinzenais ou mensais.
 
Luz pulsada - laser que trata as lesões da pele avermelhadas, e os microvasinhos. É indicado para as estrias na fase inicial. Indicação cinco a oito sessões.

Transcisão – esse é mais complicado. É um procedimento cirúrgico no qual o médico introduz uma agulha fina com um microbisturi na ponta, esse instrumento é específico para estrias. O profissional descola as laterais, a parte de cima e embaixo da pele, rompendo as fibras elásticas do local. Assim, a estria é preenchida por colágeno novo e suas bordas se unem, ficando imperceptíveis. É necessária apenas uma sessão.
 
Peeling: Acontece o lixamento da pele. Eliminando de forma suave as camadas superficiais da epiderme, o que leva à regeneração celular, ou seja, você ganha uma nova pele. Indicado para estrias mais velhas, as esbranquiçadas.


OBS: Todos os artigos que aqui posto, são resultados de muitas pesquisas por vários meios. Sejam eles: Revistas, Livros, Jornais, Sites e outros. Portanto, faço questão de esclarecer que não possuem valor científico e sim de conhecimento para que você leitor/a busque mais informações sobre o assunto abordado.   

27 de maio de 2011

VACINA CONTRA O HPV MASCULINO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de uma vacina contra o HPV (papilomavírus humano) em homens de nove a vinte e seis anos de idade. O produto já era aplicado em mulheres.
O objetivo da vacina, chamada Gardasil, é prevenir os homens de verrugas genitais causadas pelos tipos 6,11, 16 ou 18 do HPV. Em março, foi divulgado um estudo feito no Brasil, no México e nos Estados Unidos que indicou que cerca de 50% dos homens estão infectados com o HPV.
O Brasil é um dos líderes mundiais em incidência de HPV – mais de 685 mil pessoas vivem com o vírus. A doença sexualmente transmissível, que é causada por relação sexual desprotegida ou contato genital, é a quarta mais comum no país, com números acima dos casos de Aids.
Esse vírus tem mais de 200 tipos diferentes, capazes de provocar lesões de pele ou em mucosas pelo contato entre genitais e relações sexuais sem o uso de preservativo. Na maior parte dos casos, as lesões podem regredir espontaneamente, mas em outros podem causar lesões associadas ao câncer.
O HPV pode causar câncer em ambos os sexos, mas, nas mulheres, a evolução para displasias (quadro prévio ao tumor) é mais comum. A infecção pelo HPV está relacionada a cerca de 40% dos casos de câncer de pênis e de 30% a 40% dos de câncer anal em homens. 
De acordo com a MSD, fabricante da Vacina, a vacina aplicada em homens vai ser a mesma das mulheres. É preciso ter uma prescrição médica para se vacinar. Os homens poderão tomar a dose assim que a decisão da Anvisa for publicada no Diário Oficial da União, o que não tem data para ocorrer.
A empresa diz que resultados de testes mostram que a vacina reduz em 90,4% os casos de lesões e diminui em 85,6% a incidência de infecções persistentes relacionadas a esses tipos de HPV.
A vacina já é aplicada em homens em países como Estados Unidos, Canadá, Equador, Filipinas, Malásia e Macau.
O problema da vacina ainda é o preço. No ano passado, o se mostrou que a imunização não sai por menos de R$ 1.000. Isso porque cada dose custa de R$ 240 a R$ 380, dependendo de sua composição, e são necessárias três aplicações

Correio do Estado.

26 de maio de 2011

QUE CHEIRINHO BOMMMMMMMM!!!!!

Perfumes - são as combinações e as proporções de essências usadas em sua fabricação que determinam não apenas o cheiro, mas também sua fixação na pele. No geral, suas bases oleosas fixam-se melhor na pele sem alterações de odor quando se misturam às substâncias de nosso organismo. Enquanto que as bases alcoólicas evaporam mais rápido.
Alguns podem acompanhá-la até o dia seguinte, aonde quer que você vá, já outros duram apenas 30 minutos. Perfumes mais leves duram por menos tempo. Nosso suor contribui para a evaporação dos perfumes e também libera substâncias que possuem seus odores próprios. Essa substancia alteram a fragrância quando se misturam com a essência do perfume.

HORÁRIO CERTO PERFUME CERTO
O horário certo para escolher um bom perfume é durante a manhã. Neste período, o olfato está mais aguçado, portanto, percebe-se melhor a sutilidade das fragrâncias.
Quando for escolher um perfume não vá perfumada, e sim totalmente livre de qualquer cheiro para evitar misturas de odores. Assim, você poderá testar melhor o perfume escolhido.

VÁ COM CALMA
Experimente no máximo duas fragrâncias diferentes por dia. Pois, nosso olfato pode nos confundir a partir do terceiro odor, nos dando uma falsa impressão do perfume que está sendo inalado.
Algumas casas especializadas em perfume mantêm grãos de café para neutralizar outras essências, aguarde alguns minutos entre a experimentação de diferentes perfumes para não se enganar com a mistura de aromas.

ESCOLHA CERTA
Alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora de perceber a fragrância de um perfume. O clima, a temperatura do corpo, as secreções presentes na pele são alguns deles. Ao sair para escolher um perfume preste bem atenção nas dicas.
Não compre perfumes piratas ou os chamados genéricos, antes ter um original que dois falsificados.
Os chamados perfumes piratas podem apresentar fragrâncias muito parecidas com as dos originais, porém, são produzidos com substâncias diferentes, e por isso podem causar irritações, além do cheiro alterado depois de algumas horas.
Os genéricos têm suas fabricações inspiradas em fragrâncias de perfumes normalmente muito caros e podem ser adquiridos a preços mais acessíveis.

TESTE CERTO PERFUME CERTO
Evite aproximar o frasco de perfume do nariz e respirar profundamente, assim você não sentirá o verdadeiro cheiro do produto.
As fragrâncias geralmente, são formuladas para que sejam sentidas à distância, por isso se borrifa o perfume no ar, em um papel próprio ou na pele.
O ideal é utilizar filetes de papel absorvente para experimentar vários perfumes. Aproxime o filete do nariz, sinta o aroma e afaste o filete por alguns minutos. Repita por três vezes, sentindo bem o aroma. Em seguida aplique um pouco sobre a pele para saber se é o que você procura.

COMO APLICAR O PERFUME
Para que o perfume fique mais evidente deve ser aplicado nas áreas de grande fluxo sanguíneo, ou seja, nos pulsos e no pescoço. Cotovelo, atrás das orelhas, partes posteriores dos joelhos são pontos importantes para se perfumar.
Nunca use perfume nas axilas e nas partes íntimas, nessas localidades, a pele é muito mais sensível, e por isso podem sofrer irritações.
Os produtos indicados para estas áreas são desodorantes e os sabonetes íntimos, que são especialmente desenvolvidos para a região.

MISTURAR JAMAIS
Quando se cria uma fragrância todas as suas proporções são estudadas de forma cuidadosa entre todas as nuances de um perfume, por isso, ao ser misturado a outros aromas ou substâncias pode ter efeito contrário e desastroso. Ao usar um perfume de cheiro acentuado, não misture com desodorantes e hidratantes mais forte que a do seu perfume. Se usar perfume, escolha desodorantes e hidratantes sem odor, evitando assim, a alteração do aroma do mesmo.

DOSE CERTA NA HORA CERTA
Fragrâncias mais marcantes são apropriadas para as noite e festas ao ar livre, este horário nos permite ousar tanto no visual quanto nos perfumes. Porém, não exagere na quantidade, tomando um banho! Perfumes fortes em excesso, se tornam enjoativos e deselegantes.
No trabalho, hora do almoço, jantares formais, e, principalmente na hora do encontro, prefira um perfume suave e discreto transmite a imagem de uma pessoa que se preocupa com sua aparência sem exageros. As fragrâncias cítricas são as mais recomendadas.
Em ambientes fechados nada de perfumes adocicados, isso serve principalmente na hora do encontro, pois tendem a prevalecer sobre os demais cheiros e se tornam extremamente enjoados. Se você sabe que vai passar muitas horas ao lado de alguém em uma viagem, em ônibus ou avião, não abuse dos perfumes, use apenas um desodorante.

PERFUME É PARA SER USADO NO CORPO
Não use perfume diretamente sobre roupas, além de manchar os tecidos, o cheiro fica diferente daquele que sentimos quando aplicamos sobre a pele.

ENTRE NO CLIMA
Lembre-se que para cada estação é lançado uma fragrância, isso significa dizer que, o perfume que você usa no inverno, não deve ser usado em outras estações do ano entendeu?
Temperaturas altas, fragrâncias leves e refrescantes. Além das notas cítricas, as florais verdes.
Já as estações frias permitem perfumes mais fortes.

FIQUE ATENTA E CHEIROSA!

24 de maio de 2011

LAR DOCE LAR PARA PRETINHA

A mobilização dos moradores na defesa de um teto para a cadela Pretinha, que há oito anos vive no portão do Cemitério da Saudade, no Além-Linha, em Sorocaba (SP), deu resultado. A prefeitura autorizou, em caráter excepcional, a instalação de uma casinha de madeira no ponto de táxi para abrigar o animal.
De acordo com o vereador Claudemir Justi (PSDB), depois que o jornal O Estado de S. Paulo mostrou o drama da cachorra sem-teto, pessoas de todo o Brasil entraram em contato na tentativa de ajudar o animal. “Muita gente se dispôs a adotar a Pretinha, mas os taxistas não permitiram”, disse.
Alguns moradores dizem que Pretinha foi abandonada na frente do cemitério, enquanto outros garantem que seu dono morreu e, depois de acompanhar o enterro, ela não voltou para casa. O fato é que o animal acabou sendo adotado pelos motoristas de táxi e ganhou uma casinha de madeira, mas um carro desgovernado destruiu o “lar” da Pretinha.
Os taxistas e o causador do acidente fizeram uma “vaquinha” e compraram uma casa nova, mas a fiscalização de trânsito impediu a instalação. A cachorra vinha dormindo numa caixa de papelão, a céu aberto. Justi, que levou a reivindicação dos moradores à Câmara, conta que o caso da Pretinha comoveu até o prefeito Vitor Lippi (PSDB). Ele teria pedido a seus assessores uma solução. De acordo com o vereador, a prefeitura concordou em permitir a casinha em local que não atrapalhe a passagem de carros e pedestres. Desde ontem, Pretinha já dorme em seu novo lar.

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado

HEMANGIOMA: Você sabe o que é???

Hemangioma é uma lesão vascular, ou seja, formada de capilares e vasos sanguíneos.  A medicina ainda desconhece as causas. Sabe-se que é comum em crianças com incidência de 3 a 5 para cada cem nascidas.
 Manifesta-se geralmente após o nascimento da criança podendo ter crescimento acelerado e regressão de forma espontânea nos primeiros anos de vida da mesma.
Essas lesões são muito comum nas região da cabeça, pescoço e são classificadas pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemangioma e Linfangiomas (Abraphel) como hemangioma  plano e tumoral.  
No caso dos hemangiomas planos são observados ao nascimento da criança, são manchas cor de vinho na pele e na mucosa. Isso mostra que houve uma malformação do tecido vascular que resultou no aumento da rede de capilares da derme. Complicado não é?
Segundo especialistas o hemangioma é mais comum em bebês do sexo feminino, más, também surge em bebês masculino com menor incidência.
Tais lesões podem ser profundas ou superficiais e se não desaparecerem nos primeiros anos de vida da criança, a tendência é que permaneçam ao longo de suas vidas.

Quanto ao hemangioma tumoral, a incidência é de 70% e se manifestam no primeiro mês de vida do bebe, concentrando-se, principalmente na região da cabeça e, diminuindo a partir do primeiro ano de idade da criança.
O acompanhamento e tratamento para o hemangioma tumoral é necessário para evitar complicações na primeira fase da infância.
O tratamento do hemangioma plano é feito no geral por aplicações a laser para que as manchas tornem-se mais amenas. Existe também o tratamento cirúrgico em alguns casos, o tratamento endovascular.
No caso do tumoral é feito com corticóides e betabloqueadores, utilizados para conter o crescimento dos tumores e auxiliar nas cicatrizações ou sangramentos que podem ocorrer.  Também existe a opção cirúrgica para corrigir deformidades nas pálpebras, nariz e lábio, além da aplicação de laser.
Especialistas apontam que, a maioria dos hemangiomas infantis regridem por completo e sem complicações durante a infância.
Não há como prevenir estas malformações vasculares, porém o diagnóstico precoce é importante para o problema poder ser minimizado.
As pessoas que apresentam malformações podem levar uma vida normal. Contudo, é importante citar que, aqueles que apresentam crescimento muito rápido, sangramento, dor, ulceração, infecção e, que, localizam-se na região da face merece um tratamento diferenciado. Pois, por ser muito aparente causa problemas com  autoimagem.

PESQUISE MAIS SOBRE O ASUNTO. BUSQUE INFORMAÇÕES. A INFORMAÇÃO É A BASE DE TUDO!

23 de maio de 2011

HOMENS: CUIDADO COM O CELULAR!!!!!!

Uso de celular pode diminuir a fertilidade do homem, diz estudo

Homens que planejam ter filhos devem repensar o tempo que levam falando ao celular. Pesquisadores da Universidade de Queen, no Canadá, descobriram que a utilização do celular pode diminuir a qualidade do esperma e levar à perda de fertilidade.
O grupo descobriu que as ondas eletromagnéticas transmitidas pelos aparelhos têm uma estranha relação com hormônios masculinos. "Nós esperávamos nos deparar com resultados diferentes, mas estes sugerem um mecanismo novo e intrigante nesta relação", conta o responsável pela pesquisa, Rany Shamoul.
O estudou apontou que homens que utilizavam muito celulares tinham maior de circulação de testosterona, mas o nível de hormônio Luteinizina, responsável pela reprodução, era menor.
A pesquisa foi divulgada dois meses após o governo britânico aconselhar usuários de celular a mandarem mensagens de texto e utilizarem outras formas de comunicação, além do celular - para que evitassem maiores exposições à radiação do aparelho. Shamoul, porém, concluiu que mais testes são necessários para se entender melhor essa relação

SEXO FRÁGIL

Mais uma pesquisa divulgada pelo Jornal britânico “Daily Mai” mostrou que 50% por cento das mulheres britânicas não estão satisfeitase com o seu próprio corpo e esse fator tem influenciado de forma direta na vida sexual das mesmas.
Tal pesquisa foi encomendada por um fabricante de Anticoncepcional que ouviu mais de quatro mil pessoas.
Ficar à vontade para o sexo depende de muitos fatores. Entre eles a autoestima. É preciso que você esteja bem consigo mesma para ficar bem com o outro.
O resultado impressionou: 52% das entrevistadas evita a relação sexual por se considerar “gorda” e uma em cada dez britânicas gostaria de ser mais ousada na cama, mas não se sente bem fisicamente para isso.
Por causa das gordurinhas indesejáveis, 13% das entrevistadas também só mantém relações sexuais com a luz totalmente apagada.
O cansaço também foi apontado como um dos motivos para a tradicional desculpa da “dor de cabeça”: 72% das mulheres revelaram que se sentem muito cansadas no final do dia, e por isso não tem ânimo para o sexo.
A autoestima também entra na lista e mostra o índice de (34%). Doença (33%) e estresse (32%).
Apesar de não ser um número tão grande, más que faz a diferença é que 6% das mulheres afirmou só fazer sexo por considerar a relação sexual com o parceiro “um dever”.
Um quinto do público ouvido afirmou ter baixo desejo sexual. As mulheres que vivem com o parceiro: 18% lamentam a falta de apetite para o sexo. Já o público solteiro e divorciado também não anima muito: 17% confirmou que não estão muito ligados no assunto.

22 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D PARA OS HOMENS


Pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Copenhagen, indicam que a vitamina D melhora a mobilidade e velocidade das células reprodutoras masculinas, colaborando para que cheguem mais fortalecidas ao óvulo, conseguindo penetrá-lo mais facilmente. Somente metade dos participantes da pesquisa possuíam quantidades insuficientes de vitamina D, segundo os pesquisadores, que disseram que a exposição ao sol poderia explicar porque muitos casais conseguem engravidar durante férias e feriados prolongados.
Portanto, homens, que estão pensando em ter filhos... Correr direto para a praia ou para a piscina pode ser a solução.
Este estudo realizado com 340 homens constatou que a vitamina D, produzida pelo corpo quando exposto ao sol, ajuda a melhorar consideravelmente a qualidade dos espermatozoides, segundo divulgou o jornal britânico Daily Mail.
A vitamina D tem como principal fonte o sol sem contar que é a vitamina D, que ajuda a regular os níveis de fósforo e cálcio no organismo, além da manutenção da saúde óssea. Muito bommmmmmmmmmmm!!!!!!

QUER EMAGRECER??? VEJA DEZ MITOS E VERDADE

Comer após às 20h atrapalha a perda de peso: Mito! O que importa é o quanto e o que você come. O problema é que muita gente tende a exagerar durante a noite, principalmente se pulou refeições durante o dia. Evite comer na frente da TV e evite petiscos

Calorias são todas iguais: Mito! As calorias não são iguais e só viram gordura quando consumidas em excesso. "As calorias dos carboidratos brancos são rapidamente digeridas e absorvidas, se tornando em açúcar e, em excesso, são transformadas em gordura", contou Paula Simpson. Prefira frutas, vegetais e grãos integrais

Caldos antes das refeições ajudam a saciar e comer menos: Verdade! Um estudo da Penn State University demonstrou que alimentos ricos em água ajudam a dar saciedade, mas ingerir apenas água não tem o mesmo efeito. Uma sopa tipo caldo (nada de cremes) ajuda a não exagerar na refeição. Troque o suco e o refrigerante por água, economize calorias e elimine toxinas

Evite carne vermelha: Mito! Em moderação, ela pode ser consumida na dieta, por ser fonte de proteínas e ferro. Dê preferência por cortes magros e porções pequenas. A porção deve ter, aproximadamente, o tamanho e a grossura da palma da sua mão.
 
Produtos naturais e herbais são mais saudáveis: Mito! Nem todos os produtos naturais fazem bem se consumidos sem prescrição. Ao contrário. Sem orientação, há riscos de intoxicação

Todas os gramas têm o mesmo peso: Mito! É como um quilo de tijolos e um quilo de plumas - pesam a mesma coisa, mas têm tamanhos distintos e a pilha de penas é maior que a de tijolos. A analogia serve para entender que 1g de proteína tem quatro calorias; 1g de carboidratos também tem quatro calorias, mas 1g de gordura tem nove calorias

O corpo tem um peso pré-determinado e não é possível mudá-lo: Mito! "A herança genética influencia nossa composição corporal, mas podemos controlar isso com exercícios e dieta", disse Paula Simpson

Tem que esperar ter fome para comer: Mito! Quem pula refeições come de maneira errada e exagera na refeição seguinte. Além disso, evitar comer ou ingerir poucas calorias desacelera o metabolismo. Comer pequenas porções a cada quatro horas ajuda a evitar exageros e manter o metabolismo em funcionamento, queimando até mais calorias

Se não suar, não está malhando o suficiente: Mito! Transpiração não faz perder gordura, apenas água. Além disso, as pessoas suam de maneira diferente. Malhar de maneira correta e sem forçar o próprio ritmo evita lesões e ajuda a gastar calorias

Não há milagre: Fato! Nenhum alimento é capaz de queimar calorias, embora alguns consigam acelerar o metabolismo temporariamente. O segredo para perder peso é praticar exercícios e não ingerir calorias em excesso.

http://saude.terra.com.br/

AIDS X DESCASO

O diretor regional da organização OnuAids, César Antonio Núñez, afirmou nesta sexta-feira que 800 mil portadores do vírus HIV, causador da Aids, não têm acesso a tratamentos médicos na América Latina.
De acordo com Núnez, os preconceitos aos portadores do vírus, falta de recursos, entre outros fatores, são os obstáculos que impedem um progresso na luta contra a doença na região.
“Foram registrados avanços no acesso ao tratamento, mas ainda há coisas para fazer. A América Latina promoveu o acesso universal à prevenção, ao tratamento e à atenção, mas ainda há obstáculos para alcançarmos as metas estabelecidas”, disse o diretor durante entrevista coletiva na Guatemala.
Há 1,6 milhão de latinos-americanos portadores do HIV, o que representa que a metade dos portadores não têm tratamento. Deste, somente 150.000 vivem na América Central.
Entre os dias 8 a 10 de junho, segundo Núnez, os países vão ser reunir na sede da ONU em Nova York para “expor como tem sido a respostas aos compromissos assumidos há dez anos”, quando foi aprovada a Declaração de Compromisso sobre HIV/Aids.

ENEM 2011

Inscrições para o Enem 2011 começam amanhã

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 poderão se inscrever a partir de amanhã, às 10h, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos passe dos 5 milhões. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso em universidades. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.
A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis no edital publicado na semana passada no Diário Oficial da União.

Acesse - http://enem.inep.gov.br/

21 de maio de 2011

HIV X ESPERANÇA

Grupo alemão anuncia provável cura de portador de HIV com uso de células-tronco

Ainda é tudo muito preliminar e os próprios cientistas estão com um pé atrás, mas um grupo alemão acredita ter evidências de cura de um paciente norte-americano com Aids utilizando células-tronco adultas.
Timothy Ray Brown, 44, que vive em Berlim, tinha também leucemia, e por isso recebeu as células-tronco, retiradas da medula óssea de um doador.
O doador das células que Brown recebeu no transplante tinha uma mutação: não produzia a proteína CCR5, fundamental para a multiplicação do vírus HIV no organismo humano.
Após o transplante em 2007, o paciente foi acompanhado pelos pesquisadores da Universidade de Medicina de Berlim.
Em 2009, eles publicaram um artigo científico que falava no “sumiço” do vírus HIV. Agora, na revista científica “Blood”, já falam de “evidência de cura”.
Os pesquisadores lembram que, como o estudo envolve somente um paciente, é necessário ter cautela antes de dizer com certeza que se chegou a uma cura para a Aids. É necessário repetir o trabalho muitas vezes ainda para que se tenha conclusões mais concretas.
Além disso, transplantes de medula são arriscados. Brown, por ter leucemia, teria de fazer um de qualquer jeito, mas submeter pacientes com Aids ao tratamento seria perigoso, ainda mais sabendo que hoje é possível sobreviver muitos anos sendo portador de HIV.

Folha.com

VESTIBULAR

Educador critica tradição dos exames escolares no Brasil

O professor Cipriano Luckesi, um dos palestrantes da feira Educar 2011 que termina neste sábado (21), critica a tradição dos exames escolares no Brasil. Para ele, os exames são uma herança do século 16, e as instituições de ensino deveriam aplicar avaliações de aprendizagem, um recurso de acompanhamento e diagnóstico.
“O exame não tem por objetivo subsidiar uma construção positiva. Permite uma seleção: o aluno é aprovado ou reprovado. O resultado é definitivo”, diz Luckesi.
Segundo ele, o exame não faz sentido porque o aluno não vai para a escola para a conquistar vaga, pois esta ele já conquistou.
Ainda, de acordo com Luckesi, os exames são excludentes e classificatórios, e não trazem prejuízos quando são aplicados nos lugares certos, como vestibulares e concursos públicos.
Ao contrário do exame, a avaliação, na visão do professor, ajuda a diagnosticar os pontos fortes e fracos dos alunos e desse modo direcionar o ensino.
Para haver uma mudança na forma de avaliar, Lucksei acredita que pelo menos duas questões estão em jogo: os fatores financeiros e a formação dos docentes. O educador diz que para mudar a maneira de avaliar os estudantes é necessário melhorar a infraestrutura das escolas e salário dos professores. Além disso, é necessário treinar os docentes para que eles entendam avaliação como investigação.
“É preciso avaliar a dinâmica emocional dos educadores que vão para a sala de aula. Ele foi examinado a vida inteira, e agora vai examinar seus alunos. É preciso romper este modelo pelo qual ele foi castigado”, afirma Luckesi.

OPINIÃO DA BLOGUEIRA
CONCORDO PLENAMENTE COM O EDUCADOR CIPRIANO LUCKESI.
NA MINHA OPINIÃO, O CRITÉRIO VESTIBULAR NÃO AVALIA O CONHECIMENTO DO ALUNO E SIM, O PSICOLÓGICO DO MESMO, FAZENDO COM QUE ESTE QUE PASSOU ANOS SENDO AVALIADO TER QUE APRESENTAR TODO O SEU CONHECIMENTO EM APENAS TRÊS OU QUATRO DIAS DE AVALIAÇÃO, SENDO OBSERVADO COMO SE ESTIVESSE NUM CAMPO MINADO PRESTE A ESTOURAR. ENTENDO QUE SE O ALUNO É AVALIADO DE FORMA CONTÍNUA, POR TODO O SEU PERÍODO LETIVO, AO SER APROVADO PARA OS ANOS SEGUINTES, ELE JÁ CONQUISTOU O SEU ESPAÇO NA UNIVERSIDADE, PORQUE SE O ENSINO FUNDAMENTAL É UM PROLONGAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SE O ENSINO MÉDIO É UM PROLONGAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR CONSEGUINTE O ENSINO SUPERIOR É UM PROLONGAMENTO DO ENSINO MÉDIO.
ASSIM, SE O ALUNO SAI DO ENSINO FUNDAMENTAL E INGRESSA NO ENSINO MÉDIO, SEM, CONTUDO, SUBMETER-SE A UM TESTE AVALIATIVO, É POR DEMAIS JUSTO QUE O MESMO AO CONCLUIR O ENSINO MÉDIO INGRESSE NUMA FACULDADE  SEM SUBMETER-SE A NENHUM PROCESSSO SELETIVO.
O QUE PRECISA SER AVALIADO, É A QUALIDADE DO ENSINO, DAS ESCOLAS E DOS PROFESSORES, QUE PROMOVEM O PROCESSO EDUCATIVO COMO UM TODO.
AO INSTITUIR O VESTIBULAR, O MEC ESTÁ TRANSFERINDO PARA O ALUNO GRANDE PARTE DE UMA RESPONSABILIDADE QUE É UNICAMENTE DO PRÓPRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: O FRACASSO NA EDUCAÇÃO.