3 de setembro de 2010

DE SALTO ALTO COM ELEGÂNCIA E SAÚDE



              Símbolo de feminilidade, o salto alto é um acessório que ajuda a alongar a silhueta. É senso comum entre mulheres e homens: salto alto é glamoroso, feminino e muito sensual. Usar salto alonga a silhueta, melhora a autoestima e torna a mulher ainda mais confiante. Entretanto, do ponto de vista ortopédico, o acessório não é o mais indicado para o corpo.
              O ortopedista Fabio Ravaglia* explica que o pé é uma máquina perfeita de sustentação e que o calçado pode afetar, de maneira positiva ou negativa, sua saúde e desempenho. “O uso contínuo de saltos muito altos, ao longo de muito tempo, muda a conformação dos pés, pois alteram a maneira como as mulheres pisam. Ao se equilibrar, a concentração do peso fica restrita às pontas dos pés e aos dedos. Além disso, o salto altera a musculatura da perna, tornando os músculos mais curtos na parte traseira e mais longos na frente. Tudo isso pode causar dor, calo, unha encravada, alem de danos na coluna”.
              Mas como o experiente médico já sabe que as mulheres dificilmente estão dispostas a abrir mão da vaidade, ele dá algumas orientações para a hora da compra: “Sapatos inadequados são responsáveis por 90% das doenças dos pés. Ter em mente este fato significa prevenir o incômodo de pisar sentindo dor. Em todos os casos, é importante observar que o calçado não fique curto demais, comprimindo o pé ou folgado demais, o que pode causar bolhas ou calos”.
              Segundo Fabio, a folga ideal na parte da frente é de no máximo um centímetro entre o dedão e o bico do sapato, permitindo a movimentação dos dedos. Os solados de borracha previnem escorregões e os saltos largos ajudam para que a pisada ocorra com segurança. E um alerta para que não se exagere na altura do salto: “Os modelos com plataformas, meia-pata plataforma ou pata de elefante, que estão na moda, podem ser uma alternativa para as mulheres que querem ganhar muita altura, sem prejudicar a saúde. Nessas situações não ocorre a inclinação demasiada da planta e o peso do corpo fica melhor distribuído por toda a sola”.
              Para não errar, a dica é usar salto alto somente em ocasiões especiais. Se o trabalho exigir o uso diário, faça alongamentos da musculatura da panturrilha para evitar dores. “Ao fim do dia, massageie os pés e fique algum tempo com a perna esticada. De um dia para o outro, o ideal é alternar o tamanho do salto”.
             Capriche no modelo, escolha sua cor favorita e surpreenda. Mas sem se esquecer dos cuidados com a saúde.

Por Dr.Fabio Ravaglia médico ortopedista e presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS). membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.