Especialistas ensinam quais são as roupas e os acessórios, independentemente da moda, que trabalham a seu favor e ajudam a transmitir autoconfiança. “Quer você goste ou não, seu visual diz algo a seu respeito.” Essa frase, do livro O Que Suas Roupas Dizem sobre Você (Ed. Globo), das consultoras inglesas Trinny Woodall e Susannah Constantine, Estar bem ou malvestida influencia a vida de uma pessoa – da conquista de um emprego a um novo amor. “Quando escolhemos um traje que valoriza nosso tipo físico e passa a mensagem que desejamos, ficamos mais confiantes e com a autoestima elevada”, comenta Mara Pusch, consultora de imagem e psicóloga da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. “O visual fala mais alto do que qualquer palavra. Em apenas 30 segundos de interação avaliamos se a pessoa é amigável e semelhante a nós ou não”, revela Mara. Por isso, é importante cuidar da imagem e, quem lança mão da arte de se vestir corretamente, obtém resultados incríveis, mesmo com imperfeições ou quilinhos extras. O segredo?
Primeiro passo - é enfrentar o espelho sem medo nem autocrítica, observar as características físicas de que mais gosta e abusar de peças que valorizam essas áreas.
Segundo passo - é tirar todas as roupas do armário, vestir uma por uma e descobrir quais se encaixam a seu tipo físico e estilo.
Terceiro passo - separar as roupas em três partes: as que devem permanecer no guarda-roupa; as que serão excluídas, as que não têm bom caimento, as que não foram usadas por mais de um ano, as que não estão em boas condições de uso, as que têm o visual e a modelagem desatualizada ou a cor não valoriza; e, por fim, aquelas que podem ser aproveitadas com uma pequena reforma.
Agora que você já sabe como começar, veja algumas dicas sobre o que usar para valorizar seu tipo.
Cintura fina - Abuse de cintos, eles dão a impressão de aumentar a cintura.
Muito busto - Aposte em blusas com decotes como o do tipo V, que dá a ilusão de diminuir o volume. Atenção aos colares e ao cachecol: eles devem ser compridos e passar da altura do busto. Evite blusas com gola alta ou com babados, brilhos e bolsos na altura do busto. Estampas exageradas e cores chamativas também aumentam o volume.
Pouco busto - Abuse de babados, roupas com cores fortes, malhas com golas ou pontos grossos. Não use roupas justas, como blusa do tipo regata.
Cintura - Mulheres com muito quadril não devem marcar a cintura, pois o volume dos dois vai sobressair.
Cintura intermediária - Use cintos desde que sejam da mesma cor da roupa.
Sem cintura - Adote modelos de blusa ou vestido traspassado, pois criam a sensação de curvas, principalmente quando se prendem as amarras na lateral da cintura.
Quadril grande - Use calças retas com bolso chato, sem nenhum detalhe. Calça de tecido volumoso, com bolso tampa (de aba, fechado por botão) ou muito brilho, e modelos que colam na canela, como as skinny (justa) e fuso, chamam a atenção para a região e devem ser evitados.
Quadril pequeno - Opte por calças com ajuste nas pernas, tipo skinny, e bolsos com brilhos e bordados. Não use calça sem detalhes no bumbum.
Perna grossa - Prefira calças retas e sapatos pesados. Deixe de lado as calças coladas, saia plissada, godê (rodada desde a cintura), evasê (que se abre em “a”), balonê (em forma de balão) e sapato delicado de salto fino.
Perna fina - Escolha calças largas, como a pantalona, e saias do tipo evasê ou balonê. Evite sapatos pesados.
Perna curta - Prefira blusas ou casacos curtos. Calça e sapato/bota da mesma cor tornam a produção monocromática; isso dá a impressão de alongar o tamanho das pernas. As botas mais indicadas são as de cano curto. Mas, as de cano longo combinam com saias, desde que a pele não apareça. Descarte vestido longo e casacos compridos, como o mantô, cujo comprimento vai até a altura do joelho.
Perna longa - Aposte nas blusas, camisas e blaisers mais longos. A calça de cós mais baixo também é recomendável. Aposte nas sapatilhas. Calça e blusa da mesma cor não são indicadas.
Barriga volumosa - Aposte em calças de cintura média e roupas com caimento reto. Evite blusa em cima da calça; cintos e calças com cós no meio da barriga (próximo ao umbigo) ou de cintura baixa. Eles deixam a barriga em evidência.
Culote - Escolha calças retas, que escondem formas volumosas ou a falta de formas. A calça justa ou colada na região chamam a atenção para o problema e devem ser descartadas.
Pescoço curto - Colares na altura do colo desviam a atenção do pescoço. O cachecol fino, amarrado bem na base do pescoço, de forma que apareça um pouco a pele dessa região, é o permitido. Evite colares, lenços ou cachecol grossos colados ao pescoço.
Braços volumosos - Prefira blusa com manga reta. Dica: use um belo anel, eles chamam a atenção para as mãos. Fuja de blusa com justa, pulseira e relógio (esses dois contornam o braço e dão a impressão de aumentar o volume).
Braços finos - A blusa de manga do tipo morcego (modelo que sai da cintura e vai parar no punho) e decote de ombro caído são ideais. Evite as camisetas coladas.
Matéria retirada da Revista Nestlê com você. Dei uma compactada e ilustrei-a. Quer ver toda na íntegra? Veja tudo Aqui. Boa Sorte. bjussssss
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.