15 de setembro de 2010

VÍRUS DA DENGUE TIPO 4 VINDO DA VENEZUELA

               
                Boa Vista (AE) - Duas amostras positivas encontradas em Roraima pertencem ao genótipo 2 do vírus da dengue 4, variante que circula na Venezuela, Colômbia e América Central. Trata-se do mesmo sorotipo detectado no Estado em 1982 - ou seja, não houve mutação ao longo dos anos. O sequenciamento genético foi feito por pesquisadores do Laboratório Central do Estado de Roraima, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
              O grupo chegou à conclusão de que o vírus entrou pela Venezuela quando comparou o resultado do sequenciamento com os dados da dengue 4 cadastrados no banco mundial de genomas. “Tudo indica que a porta de entrada para a doença foi a Venezuela, onde há presença do agente infeccioso em algumas regiões”, disse o biomédico do Lacen, Rodrigo Melo Maito.
             A Venezuela faz fronteira com Roraima pela cidade de Pacaraima, a 250 quilômetros de Boa Vista. Ali, não há nenhuma restrição ao trânsito de pessoas. A partir de amanhã, uma equipe da Secretaria de Saúde de Roraima seguirá até a localidade para colher amostras de sangue de moradores que apresentaram sintomas da dengue nos últimos 30 dias. O objetivo da ação é identificar se o sorotipo 4 circula na fronteira para verificar a dispersão do vírus. Esse sorotipo preocupa porque a maioria da população brasileira não tem imunidade contra ele, o que aumenta o risco de uma epidemia.
              Pesquisadores do Lacen (Laboratório Central de Roraima), da Universidade Federal de Roraima e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmaram que o vírus da dengue tipo 4 circulante no Estado veio da Venezuela e é o mesmo que circulou há 28 anos no Brasil. Os pesquisadores conseguiram sequenciar o genoma (conjunto de genes de uma espécie) do vírus.
              Eles compararam amostras atuais do vírus com informações de um banco mundial de genomas. A partir daí, foi identificado que o vírus é proveniente da Venezuela, onde é comum a doença. O biomédico do Lacen, Rodrigo Melo Maito, diz em comunicado que "tudo indica que a porta de entrada para a doença foi a Venezuela, onde há presença do agente infeccioso em algumas regiões".
              Esse vírus é comum nos países da América Central, embora esteja presente em algumas regiões da Venezuela. Maito diz que o estudo indica que não houve mutações no vírus desde 1982, última vez em que foi identificada a presença desse tipo de dengue no Brasil, o que é positivo.
             A descoberta da origem do vírus vai ajudar a Vigilância Epidemiológica no combate à dengue no Estado. Em Roraima, foram confirmados três casos de dengue tipo 4 e nove suspeitos. De acordo com a secretaria, o resultado da pesquisa será publicado em uma revista científica.
             Depois de 28 anos, esse sorotipo viral voltou a entrar no Brasil. A maioria dos brasileiros não tem imunidade contra o vírus 4. O retorno da circulação do vírus serviu de alerta as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.
            Além disso, a circulação do vírus aumenta as chances de disseminação de formas mais graves da doença, principalmente a dengue hemorrágica, que pode matar. No início do mês, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou que a doença está contida no estado e não há evidências de que o vírus tenha se espalhado para outras partes do país.
             Os recentes surtos de dengue foram provocados pelos outros três tipos de vírus. Em 2010, a maior incidência é a da dengue tipo 1.
            Os quatro tipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e nos olhos, febre, diarreia e vômito. O tratamento é igual para todos os casos, independente do sorotipo viral.

Jornal Tribuna do Norte - NATAL, RN - 15 de Setembro de 2010 às 00:00
Leiam, informem-se mais sobre o assunto. Informação é a base de tudo. bjusssss 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.