26 de março de 2011

DIA DO CHOCOLATE



Hoje, 26 de março é o dia do CHOCOLATE. Vamos aproveitar para tirar proveito dessa gostosura. A capacidade de provocar prazer, gula, sensações indescritíveis e sensacionais, arrebatamento de sentidos e outras coisinhas mais, faz dessa guloseima um pecado para quem não quer engordar.
A textura, o aroma, o sabor e a capacidade de derreter suavemente na boca. Chocolate é puro êxtase.
Não é ilícito, porém, torna-se vício. (Conhecimento de causa)
Eu sempre falo para outras pessoas ‘coma com moderação’. Falo para mim também, só que eu não obedeço.
Por motivo de força maior, na minha dieta, esse maravilhoso e inexplicável sabor está presente. Mesmo com peso de consciência e sabendo que a mistura de cacau e leite é muito rica em calorias, não consigo resistir.
Com essa maravilha, tudo melhora ao meu redor.
Apesar de estudos comprovarem que, o chocolate possui estimulante como a cafeína e que influi na adenosina no cérebro, diminuindo assim o ritmo de atividade dos neurônios e fazendo com que as pessoas fiquem agitadas, comigo é diferente, eu fico calminha... calminha depois de saborear um tabletinho, seja ele, preto, branco ou marrom.

Só vou falar aqui do lado bom do chocolate, afinal, não é justo que no dia dele eu fale do seu lado negativo, isso fica para outra ocasião. Certo?
O bem estar acontece, porque temos a ação de substâncias como endorfina e dopamina. Isto é, o chocolate aumenta a produção dessas substâncias causando a sensação de relaxamento.
Mantém o equilíbrio da serotonina mantendo assim, o bom humor.
O chocolate preto melhora o fluxo arterial, causando benefícios a sua saúde vascular. Atenção: estou falando num pedaço pequeno e não de uma caixa.
Melhora o sistema nervoso. Isto porque os flavonóides encontrados no cacau aumentam o fluxo de sangue no nosso cérebro e ele funciona melhor.
O chocolate amargo serve como protetor para os radicais livres que são moléculas responsáveis pela degeneração das células. Além e prevenir doenças cardiovasculares e diminui também o colesterol ruim.
Tem ação emagrecedora, assim divulgou o Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan. Que os ácidos fenólicos presentes no cacau são responsáveis por essa ação. Esses ácidos interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade que nas pessoas com obesidade é bem reduzida. E ainda queimam calorias e ajudam a prevenir o acúmulo de gordura nas células.             
Pesquisadores ainda atribuem ao cacau o poder inibidor de mecanismo que faz o organismo produzir ou estocar mais gordura.
Todos esses benefícios estão no chocolate amargo. Então, quanto mais amargo melhor.

O segredo consiste em saber escolher o melhor chocolate, isto é, os que possuem em sua composição o cacau e não as gorduras hidrogenadas para substituí-lo.
Quanto maior a concentração de cacau, melhor, e mais benéfico.
Portanto, para se sentir feliz, não é preciso comer uma caixa todos os dias. Como eu já falei antes. Coma com moderação.

Chocolate é maravilhoso, mas não é qualquer um, nem a quantidade que quiser.

2 comentários:

astral disse...

Pensa numa coisa deliciosa. Mas isso tudo tem um objetivo? Tô entendendo... queres ganhar ovos de (cocoate)... hummmmmmmm nã nã ni nanão, vc tá ... tá...

Rosélia Santos disse...

Como é que você adivinhou??????????????

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.