19 de março de 2011

DISMORFOFOBIA


Você já sabe o que é ou já ouviu falar em DISMORFOFOBIA? Não?
Aqui no Espaço Único você irá conhecer um pouco mais sobre este transtorno psicológico que também é denominado de TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL (TDC) ou ainda COMPLEXO DE QUASÍMODO.


A Dismorfofobia trata-se de um transtorno psicológico, que tem como característica uma grande preocupação com algum defeito inexistente na aparência física da pessoa portadora.
Tal transtorno, geralmente, inicia-se na fase adolescente, tanto no sexo masculino como no feminino e se relaciona com as várias fases de trasnformações, que ocorrem na puberdade, podendo ocorrer também em adultos, principalmente, em mulheres. Contudo, homens também apresentam este transtorno na fase adulta.
Alguns estudiosos no assunto, afirmam que cerca de 0,7% da população mundial é portadora deste transtorno.
Na maioria das vezes, os portadores não se dão conta da doença e estão mais preocupados com a sua aparência física e com o defeito que eles imaginam ser portadores. Assim, na maioria das vezes procuram por cirurgias plásticas ao invés de procurar um especialista como um psiquiatra.
A parte que mais preocupa essas pessoas, principalmente, as mulheres, é a região da face. Elas apresentam grande preocupação com o formato do nariz, boca e até com os cabelos.
Dentre os procedimentos mais procurados por pessoas portadoras de dismorfofobia estão as rinoplastias, lipoaspirações e os implantes de próteses mamárias.
A procura pelo corpo perfeito e a preocupação com o peso ideal, aumenta a cada dia o número de portador deste transtorno. Muitos portadores, estão com o peso ideal e adequado à sua altura. Porém, consideram-se acima do peso e adotam regimes mirabolantes, medicamentos para emagrecer e  praticam exercicios físicos de forma excesiva, o que acaba prejudicando sua saúde física e mental.
Muitas dessas pessoas entram em desespero e se sentem deformadas com uma simples e quase invisível cicatriz no corpo. A procura alucinada por tratamentos de estéticas, tecnicas rejuvenecedoras, o uso de cosméticos de forma exagerada e a não satisfação com tratamento algum, na opinião dessa pessoa nada adianta para resolver seu grande problema, são formas de dismorfofobia.  
O individuo com dismorfofobia, apresenta uma imensa insatisfação com o seu corpo, profunda vergonha quando percebe que alguém o observa. Pois, julgam-se muito feia e cheia de defeitos. E na verdade, estes defeitos são imaginários e sem justificativas. Muitos deles são pessoas depressivas, deficientes nas suas atividades cotidianas e apresentam fobia social e a característica mais grave é a idéia de suicídio, que alguns deles carregam consigo.
Ainda é muito discutida as causas da dismorfofobia, TDC ou Complexo de Quasímodo. Alguns psiquiatras consideram-o um tipo de DOC (Distúrbio Obsessivo Compulsivo). Pois, a maioria dos portadores apresentam verdadeira obsessão em relação a avaliação de seus supostos defeitos, comportamento bem característico do DOC.
Outros relacionam o transtorno com a infância do portador, ou seja, a baixa autoestima gerada na infância, sentimentos de abandono, críticas em excesso de pessoas próximas e também causas orgânicas.
Por ser pouco conhecida, muitas pessoas confundem a dismorfofobia com vaidade excessiva, onde na verdade, seu grande problema está em sua autoaceitação, tornando o diagnóstico muito difícil.
A relação entre portadores deste transtorno e a procura por cirurgiões plásticos, dificulta também o diagnóstico. Pois, a atenção do cirurgião plástico está voltadA para as alterações no corpo do paciente, não podendo diagnósticar um problema problema de ordem psiquiatrica.
Assim sendo, a ele compete com bastante habilidade, encaminhar tal paciente para um tratamento com especialistas.
Quanto ao tratamento, é considerado ainda mais dificil por se tratar de pessoas que têm muita dificuldade em aceitarem o problema e consideram-se apenas muito vaidosos e se dizem apenas pessoas preocupadas com a aparência física.
No entanto, a psicoterapia quando empregada é trabalhosa. E, o uso de antidepressivos é nescesario, por se tratar de pacienntes que sofrem com suas angústias. Esse tratamento psicoterápico geralmente se realiza por meio de terapia cognitiva-comportamental, baseada no conhecimento da psicologia. Os dois tratamentos associados, quando bem conduzidos, produz um resultado muito positivo. Podendo, assim, diminuir a ansiedade, a obsessão e aumentando a autoconfiança do paciente, fazendo com que o mesmo passe a ter uma vida sem grandes sofrimentos.
Enfim, agora você já sabe do que se trata. Não esqueca de buscar mais informações sobre o problema. Informe-se. Tire suas dúvidas com um bom especialista no assunto. Informação nunca é demais. Bjusss

5 comentários:

Anônimo disse...

Preciosas dicas blogueira. Tenho este problema só não tinha identificado ainda. E estou com dificuldade de aceitar o que você me recomenda. Abraços. Vou mandar meu email para resposta obrigada.

MARCOS COSTA disse...

Assisti um filme sobre esse assunto. Só que neste caso o homem via a mulher gorda, com contornos de uma magra donzela. Talvez seja outro de tipo de trastrno. Deixa pra lá. Boas materias, parabéns pelo blog. Acesse o Priorado News.

Anônimo disse...

Será que sou dismorfofobica e não sei??? Nossa!!!!!

So disse...

Se tem gente que tem dúvida, já eu tenho certeza que tenho :|

Anônimo disse...

Eu sofro deste problema, o que me causou uma fobia social ,com o passar do tempo.
Fiquei com fobia de espelhos e muitas outras coisas.
Já procurei ajuda psicológica, e desisto sempre, porque sinto pânico em estar na presença do terapeuta. Enfim...tudo muito complicado quando o nosso cérebro nos prega estas partidas.
Cumprimentos e as melhoras a todos os que sofrem deste transtorno.

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.