30 de abril de 2011

ESPAÇO ÚNICO NA LUTA CONTRA O VÍRUS DA GRIPE

HOJE, é o grande DIA DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE. Se você é idoso, gestante, indígena ou responsável por crianças entre 6 meses e dois anos de idade, e profissionais de saúde. não fique de fora! Vá até a unidade de saúde mais próxima e confirme sua presença neste importante evento. A vacina é segura para todos e não oferece risco para a saúde.Você, que não faz parte dos grupos a serem imunizados, também pode contribuir com a divulgação da campanha. Basta informar aos seus amigos e parentes sobre a importância da vacinação.
Atenção pais, não se esqueçam que as crianças devem tomar a segunda dose da vacina 30 dias após a primeira.
O Ministério da Saúde conta com a participação de todos para divulgação da campanha, que surgiu para reduzir os impactos causados pela gripe no Brasil.
A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), conhecido como gripe suína. As pessoas devem procurar os postos de saúde para receber a dose.
Para eliminar qualquer dúvida sobre o funcionamento da vacina e sua eficácia, o eBand conversou com a infectologista Nancy Bellei, coordenadora do setor de pesquisa de vírus respiratórios da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Ela ressalta que mesmo aqueles que possuem alta imunidade e resistência ao vírus da gripe devem se vacinar para evitar a disseminação da doença. Leia na íntegra a entrevista:

Só preciso tomar a vacina uma vez?
R: Todo ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) avalia os vírus da gripe que estão circulando, Como são muito mutáveis, eles avaliam as diferenças registradas em relação ao ano anterior. Dependendo do grau, pode ser necessário que se faça uma vacina com um vírus um pouco diferente. Por isso, a vacina não é duradoura. A sua produção de anticorpos dura cerca de seis a oito meses. No ano seguinte a pessoa não tem mais aquela proteção.
Se a pessoa pegou uma variação diferente de vírus no ano anterior, e se ele ficar muito parecido com o deste ano, a chance de pegar essa gripe é, de fato, muito menor. No entanto, não circula só um tipo de vírus e, por isso, é difícil saber qual o tipo da infecção. Portanto, é melhor tomar a vacina. Já para o indivíduo que não pegou gripe, a única alternativa é ser imunizado.

A vacina pode causar gripe como efeito colateral?
R: Tem vários estudos que foram feitos com crianças, adultos e idosos e menos de 5% relataram algum tipo de reação. Ou seja, em uma pesquisa sistemática, não são encontrados dados sobre os efeitos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e enfraquecidos e não têm como causar uma gripe.
O que acontece é que, como ela a aplicada no inverno, há outros tipos de vírus circulando além do da gripe. A pessoa pode pegar outra infecção e achar que é efeito colateral. Não é por ter tomado a vacina que ela não vai pegar mais nenhuma doença. Isso é mentira.  Uma dor de cabeça, um resfriado ou uma simples indisposição está longe de um caso clínico de gripe. Essa doença te deixa de cama, abatido.

Não posso tomar a vacina se estiver com imunidade baixa?
R: As pessoas que possuem HIV (o vírus da Aids), que fazem quimioterapia e até mesmo com câncer tomam a vacina contra gripe. Estar pegando muito resfriado e viroses não quer dizer que a imunidade esteja baixa também. Às vezes pode ser estresse, falta de higiene, ou contato com um ambiente onde haja muitas pessoas doentes. Esse conceito de imunidade baixa é errado.
Só se recomenda que a o paciente não tome a vacina quando está com febre ou saindo de uma cirurgia, pois, geralmente, os médicos orientam que ele fique em casa. Não é que não poderia tomar, mas devido ao risco de se expor a um lugar público e a um ambiente de saúde que possui outras doenças. Pacientes que estão internados, por exemplo, recebem a vacina no local.
No caso da febre, a orientação é não receber a dose porque não se sabe qual doença a pessoa possui. O fato de ela ir até um ambiente público representa riscos tanto para si mesma quanto para os outros, além do fato dela poder achar que a febre é por causa da vacina.

A vacina só funciona se for tomada 48 horas antes da infecção?
R: Ser você está com uma doença infecciosa inconstante, pode ser que a resposta do seu organismo à vacina não seja forte o suficiente, pois seus anticorpos estão lidando com outros vírus, impedindo que ela funcione corretamente. Nesses casos, às vezes, é interessante evitar tomar a vacina.

Quem tem boa imunidade não precisa se vacinar?
R: Precisa, pois todo mundo pode pegar gripe. Além disso, a pessoa pode ter boa imunidade, mas o avô, pai, irmão terem alguma doença. Ela pode pegar a gripe e transmitir para eles, que estão no grupo de risco.

Se tomar a vacina eu estou 100% seguro de pegar a doença?
R: Nenhuma vacina é 100% eficaz. Em dados comprovados por estudos, a eficácia da vacina da gripe vai de 70% a 90%. Quanto mais estável (sem mutações) estiver o vírus, maior é a proteção. Não há garantia total. O que pode vir a acontecer, no entanto, é que a pessoa pegue a gripe e não tenha um quadro tão intenso quanto aquela não a tenha tomado. Enquanto uma terá febre elevada e ficar de cama, a outra só sofrerá um desconforto na garganta, ou seja, não terá uma doença intensa.

Grávidas podem receber vacina?
R: Grávidas podem e devem tomar a vacina. É uma recomendação para todas as gestantes em qualquer faixa etária pois elas são mais expostas. O bebê não corre riscos de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.