30 de maio de 2011

ESTRIAS

Elas não poupam ninguém... É isso mesmo! As estrias.
A maioria das pessoas tem. Mulheres, adolescentes, homens, pessoas que vivem engordando e emagrecendo e, principalmente, mulheres grávidas.
 Nossa pele, mesmo podendo ser esticada, quando isso acontece além do limite, ela acaba se rompendo. Isso mesmo. Estrias são rompimentos na pele.
Não se preocupe que um dia você as terá. Calma!
Esqueça aquele mito de que estria não tem cura.
Para inicio de conversa, estria é um problema de pele. Portanto, só quem pode afirmar isso é um especialista, ou seja, um bom Dermatologista.
No início, as estrias aparecem avermelhadas. É nessa fase que o tratamento se torna mais fácil. Se você procurar um especialista logo, com certeza terá sucesso no tratamento de forma mais rápida. Quando elas já são esbranquiçadas é porque já estão, digamos que, ‘adultas’, neste caso, o tratamento é mais exigente, leva muito mais tempo. 
Por causa de dois hormônios a progesterona e o estrógeno, que são os principais responsáveis pela ruptura das fibras elásticas da pele, pessoas do sexo feminino sofrem mais que pessoas do sexo masculino.
Nos homens, elas surgem quando eles engordam. A região dos braços e da barriga é mais afetada e, também quando a pele é ressecada e sua elasticidade natural, é prejudicada havendo a necessidade da pele esticar, e acabar acontecendo o rompimento das fibras elásticas. 
Pessoas que engordam e emagrecem com freqüência, estão sujeitas ao chamado efeito sanfona. Com o aumento de peso, as células da epiderme não têm tempo de se duplicar na proporção que as novas células de gordura exigem. Desta forma, as estrias vão surgindo nas regiões em que o aumento de peso é maior, como na barriga, nos braços, nos seios, coxas e bumbum.
Já na puberdade, também surgem estrias, é o que chamamos fase do Estirão. Isso acontece quando há um crescimento rápido durante a puberdade e a adolescência, o corpo necessita de tempo para se adaptar ao crescimento dos órgãos e, quando isso não ocorre, aparecem as estrias.
Também é muito comum elas surgirem quando os músculos aparecem de forma muito rápida, a pele é esticada demais causando assim, o rompimento de suas fibras.
Nas grávidas, os hormônios da gravidez junto com o aumento de peso e o crescimento da barriga, levam ao aparecimento das estrias.
Abusar do sol e falta de hidratação da pele também facilita o surgimento de estrias. O sol deixa as fibras mais frágeis comprometendo suas propriedades. 


PRECIOSAS DICAS
Logo após tomar banho, a pele fica mais absorvente.
Aproveite para hidratá-la com produtos ricos em uréia, óleo de semente de uva e de amêndoas que são mais poderosos na hidratação. Isso ajuda a evitar as indesejáveis estrias.
Não abuse de banhos quentes e do sol sem protetor solar.
E não esqueça: quanto mais cedo sua visita ao seu dermatologista mais rápido e eficaz será o tratamento. 
Para essas temíveis listas na pele, já temos inúmeras maneiras de prevenir ou mesmo de suavizá-las. E, o tratamento é considerado bastante eficaz.

PESQUISEI OS TRATAMENTOS MAIS USADOS:
 
Fraxel laser SR 1500 - ideal para as estrias mais adultas, as esbranquiçadas, pois, faz microperfurações na pele, que vai responder com cicatrização de colágeno. Geralmente o médico indica no mínimo três sessões com intervalos quinzenais ou mensais.
 
Luz pulsada - laser que trata as lesões da pele avermelhadas, e os microvasinhos. É indicado para as estrias na fase inicial. Indicação cinco a oito sessões.

Transcisão – esse é mais complicado. É um procedimento cirúrgico no qual o médico introduz uma agulha fina com um microbisturi na ponta, esse instrumento é específico para estrias. O profissional descola as laterais, a parte de cima e embaixo da pele, rompendo as fibras elásticas do local. Assim, a estria é preenchida por colágeno novo e suas bordas se unem, ficando imperceptíveis. É necessária apenas uma sessão.
 
Peeling: Acontece o lixamento da pele. Eliminando de forma suave as camadas superficiais da epiderme, o que leva à regeneração celular, ou seja, você ganha uma nova pele. Indicado para estrias mais velhas, as esbranquiçadas.


OBS: Todos os artigos que aqui posto, são resultados de muitas pesquisas por vários meios. Sejam eles: Revistas, Livros, Jornais, Sites e outros. Portanto, faço questão de esclarecer que não possuem valor científico e sim de conhecimento para que você leitor/a busque mais informações sobre o assunto abordado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.