24 de maio de 2011

HEMANGIOMA: Você sabe o que é???

Hemangioma é uma lesão vascular, ou seja, formada de capilares e vasos sanguíneos.  A medicina ainda desconhece as causas. Sabe-se que é comum em crianças com incidência de 3 a 5 para cada cem nascidas.
 Manifesta-se geralmente após o nascimento da criança podendo ter crescimento acelerado e regressão de forma espontânea nos primeiros anos de vida da mesma.
Essas lesões são muito comum nas região da cabeça, pescoço e são classificadas pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemangioma e Linfangiomas (Abraphel) como hemangioma  plano e tumoral.  
No caso dos hemangiomas planos são observados ao nascimento da criança, são manchas cor de vinho na pele e na mucosa. Isso mostra que houve uma malformação do tecido vascular que resultou no aumento da rede de capilares da derme. Complicado não é?
Segundo especialistas o hemangioma é mais comum em bebês do sexo feminino, más, também surge em bebês masculino com menor incidência.
Tais lesões podem ser profundas ou superficiais e se não desaparecerem nos primeiros anos de vida da criança, a tendência é que permaneçam ao longo de suas vidas.

Quanto ao hemangioma tumoral, a incidência é de 70% e se manifestam no primeiro mês de vida do bebe, concentrando-se, principalmente na região da cabeça e, diminuindo a partir do primeiro ano de idade da criança.
O acompanhamento e tratamento para o hemangioma tumoral é necessário para evitar complicações na primeira fase da infância.
O tratamento do hemangioma plano é feito no geral por aplicações a laser para que as manchas tornem-se mais amenas. Existe também o tratamento cirúrgico em alguns casos, o tratamento endovascular.
No caso do tumoral é feito com corticóides e betabloqueadores, utilizados para conter o crescimento dos tumores e auxiliar nas cicatrizações ou sangramentos que podem ocorrer.  Também existe a opção cirúrgica para corrigir deformidades nas pálpebras, nariz e lábio, além da aplicação de laser.
Especialistas apontam que, a maioria dos hemangiomas infantis regridem por completo e sem complicações durante a infância.
Não há como prevenir estas malformações vasculares, porém o diagnóstico precoce é importante para o problema poder ser minimizado.
As pessoas que apresentam malformações podem levar uma vida normal. Contudo, é importante citar que, aqueles que apresentam crescimento muito rápido, sangramento, dor, ulceração, infecção e, que, localizam-se na região da face merece um tratamento diferenciado. Pois, por ser muito aparente causa problemas com  autoimagem.

PESQUISE MAIS SOBRE O ASUNTO. BUSQUE INFORMAÇÕES. A INFORMAÇÃO É A BASE DE TUDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.