25 de julho de 2011

PARTÍCULA DE DEUS

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), maior acelerador de partículas do mundo, está funcionando "extremamente bem", mas os cientistas ainda terão que esperar até o final de 2012 para saber se a chamada "partícula de Deus", ou bosón de Higgs, existe, o que explicaria um dos mistérios do Universo: por que a matéria tem massa.
Isso foi o que expôs o diretor geral do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) em Genebra, Rolf Heuer, na apresentação dos resultados científicos do primeiro ano de funcionamento do LHC, conhecido popularmente como a "máquina do Big Bang", durante a Conferência de Eurofísica sobre Física de Altas Energias, que reúne 700 cientistas na França.
"Teremos essa resposta no fim de 2012" disse Heuer, que assinalou que não se pode esperar "muito e muito em pouco tempo", já que se trata do primeiro ano de trabalho de uma máquina planejada para permanecer em operação por duas décadas.
O LHC, um acelerador de partículas construído em um túnel circular de 27 quilômetros, está funcionando melhor do que se esperava, afirmou o cientista, de acordo com reportagem publicada no jornal espanhol "El Mundo".
Proposto em 1964 pelo escocês Peter Higgs, o bóson seria o responsável por dotar de massa tudo o que existe no Universo, transformando gases em galáxias, estrelas e planetas. A partícula também possibilitaria o surgimento da vida na Terra e, talvez, em outros locais do Cosmos. Por isso há tanta expectativa de que o LHC forneça provas de sua existência.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.