23 de agosto de 2011

ANDROPAUSA OU CLIMATÉRIO MASCULINO


É certo que nós mulheres saímos na frente, pois há tempos tentamos combater a menopausa. Porém, o sexo oposto também percebeu que é preciso travar essa mesma luta contra a ANDROPAUSA. 
Isso mesmo! Andropausa é o termo criado para explicar a diminuição do hormônio masculino (testosterona) depois dos cinqüenta anos.
Contudo, não podemos afirmar que a Andropausa é equivalente a Menopausa nas mulheres. É primordial entender a diferença, na Menopausa, ocorre a falência dos ovários e o fim do ciclo da mulher. Na Andropausa o que acontece é a diminuição da produção de vários hormônios principalmente os esteróides sexuais.
Outro ponto importante nesse sentido, é que a Menopausa em nós mulheres, é fato consumado. Depois de uma certa idade, ninguém escapa, enquanto que nos homens, a Andropausa, atinge apenas uma pequena parcela. Portanto, o nome é apenas uma referência ao fenômeno hormonal que ocorre nas mulheres.
A andropausa causa grande sofrimento aos homens, pois os mesmos ainda não sabem identificar o problema nem lidar com ele.
A diminuição da testoterona no homem com essa faixa de idade é de 1% ao ano. Quando isso começa a acontecer, alguns homens apresentam mudanças fisiológicas e também psicológicas. Principalmente, o medo de enfrentar desafios, sejam eles na vida ou no trabalho.
São sintomas da Andropausa ou climatério masculino:
Desinteresse sexual, fadiga mental, insônia, depressão, aumento de gordura corporal, diminuição da massa muscular, anemia, tendência a osteoporose, dificuldade de ereção, dificuldade de concentração, falha na memória, apatia (falta de emoção, motivação, entusiasmo).
Geralmente os sintomas se apresentam de forma lenta e progressiva, porém, variam entre eles.
O diagnóstico é feito através da dosagem da testosterona, do FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante).
Além de ficar atento as mudanças do próprio corpo, é muito importante que o homem procure um especialista, que neste caso trata-se de um Urologista. Ele irá solicitar essa dosagem de hormônio e outros exames laboratoriais e de imagens.
Quanto ao tratamento só o Urologista vai poder decidir, muitas vezes esse tratamento, requer a formação de uma equipe multidisciplinar, composta por urologistas, clínicos gerais e endocrinologistas.
A reposição hormonal é o tratamento mais aconselhável nestes casos.
Repito, só o especialista poderá decidir o tratamento!
A reposição hormonal é uma das terapias, e sem dúvida, a orientação médica especializada é indispensável.
Só para você entender, a reposição pode ser feita de quatro maneiras:
A Injeção intramuscular - É o método mais usado no Brasil, pode ser aplicado semanalmente ou mensalmente.
Comprimidos por via oral - Esse método, o intestino absorve de forma irregular e os remédios são mais tóxicos para o fígado.
Adesivos - Esses são colocados sobre a pele. Relatos apontam que as reações alérgicas chegam até 80%.
Gel de testosterona - Tem as mesmas vantagens dos adesivos, sem as reações na pele.
Alguns hábitos no dia-a-dia, com certeza, irão melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Atividades físicas regulares, procurar manter o peso dentro dos parâmetros normais. Pois, o sobrepeso, obesidade e o sedentarismo, causam o armazenamento de gordura na cavidade abdominal. Esta gordura armazenada seqüestra os hormônios masculinos, causando baixa da testosterona.
Evitar o estresse, manter atividades sociais, manter uma alimentação saudável, com vegetais, frutas, menos gorduras, menos açúcares, e o monitoramento dos índices hormonais, com ou sem a reposição destes, são a chave para o restabelecimento de um padrão de vida, onde a volta ao bem estar de corpo, mente, e, principalmente o sexual proporcionará conforto e muita felicidade.
Espero ter contribuído de alguma forma. Homens...Cuidem-se!!!

E não esqueçam que meus artigos, não possuem valor científico. O objetivo é unicamente alertar para o problema e orientar pessoas que se identificam com os mesmos e que às vezes, não se alertaram para tal fato.
Por isso, se isso acontecer com você, procure um ESPECIALISTA NO ASSUNTO.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.