14 de setembro de 2011

DIU X CÂNCER DO COLO DE ÚTERO

O dispositivo intrauterino – DIU - pode proteger contra câncer do colo do útero. Esta é a conclusão do estudo epidemiológico mais amplo já feito até hoje e do qual participaram 20 mil mulheres de diversos países. A pesquisa, publicada na "Lancet", mostra que as mulheres que usam o DIU diminuem pela metade o risco de desenvolver este tipo de câncer, comparadas com as que nunca tinham usado o dispositivo.
Os resultados contrariam a crença popular de que o DIU pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos anteriores sobre possíveis efeitos do dispositivo obtiveram resultados inconsistentes.
Para avaliar os efeitos do uso do DIU sobre o risco de infecção pelo vírus HPV, que causa o câncer, Xavier Castellsagué, do grupo de pesquisa sobre Câncer e Vírus no Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, na Espanha, e do Programa de Pesquisa Epidemiológica do Câncer, do Instituto Catalão de Oncologia, e seus colegas avaliaram dados de dez estudos de casos de controle de câncer do colo do útero feitos em oito países, e 16 pesquisas de prevalência de HPV em mulheres de quatro continentes.
Os resultados foram ajustados para fatores de confusão, como número de exames Papanicolaou, número de parceiros sexuais e idade da primeira relação sexual, entre outros.
O uso do DIU não afetou o risco de infecção pelo HPV, mas foi associado a um risco significativamente menor de câncer do colo do útero para os dois principais tipos: redução de 44% das chances de desenvolver carcinoma de células escamosas, e 54% para adenocarcinoma ou carcinoma adenoescamoso.
O tempo de uso do DIU não influencia o risco de desenvolver este câncer. A chances de ter a doença caiu quase pela metade no primeiro ano de uso e o efeito protetor permaneceu mesmo após 10 anos de uso.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.