9 de outubro de 2011

ESPAÇO ÚNICO NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA


A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer.
O aparelho usado para a realização do exame chama-se MAMÓGRAFO.

Quando devemos fazer uma mamografia?
A partir dos vinte anos de idade a mulher já deve se preocupar com a saúde das mamas, por isso, consultas periódicas é muito importante, dessa forma, seu médico ira decidir a necessidade de uma mamografia. Dentro da normalidade a mamografia é indicada após os quarenta (40 anos), e realizada uma vez por ano. Contudo, seu médico pode recomendar uma programação diferente, caso constate alguma alteração no exame clínico de rotina.
A mamografia pode revelar anomalias, benignas e malignas, até dois anos antes que você ou seu médico possam percebê-las. Como resultado, as anomalias podem ser detectadas quando ainda estão pequenas, tornando-as geralmente mais fáceis de serem tratadas.

Quanto tempo dura o exame?
A duração do exame de mamografia leva apenas alguns minutinhos. Não esqueça que esses poucos minutinhos poderá salvar sua vida. Será tirada duas ou mais radiografias de cada mama.

O que se sente ao fazer o exame?
Você sentirá uma sensação de pressão e desconforto nas mamas, mas nada que cause tanta dor. O procedimento produzirá uma compressão, por alguns segundos, em cada mama, em algumas posições diferentes. Por isso o melhor momento para a realização do exame segundo os especialistas, é logo após sua menstruação, nesse período as mamas estão menos sensíveis. No exame, a mama é comprimida para que seu achatamento possibilite a redução das doses de raios-x, a uniformização dos tecidos, além de manter a mama imóvel. A dose de radiação é bem baixa e a exposição aos raios x é rápida. Neste estágio, também é possível a tomada de imagens especiais, com a ampliação da imagem. Posicionar a mama de forma correta de acordo com as orientações do técnico/técnica/médico é de suma importância para assegurar que a imagem mostre todo o tecido mamário e também a axila. O responsável pelo exame se certificará de que toda a mama esteja situada sobre a chapa de raios x e que nada bloqueie os raios x (como, por exemplo, o ombro ou a mama oposta).

Quem realiza a mamografia?
Em algumas clínicas o exame ainda é feito por uma técnica/técnico treinada em mamografia que realiza o exame com um equipamento especialmente projetado para isso. Um médico especializado em radiologia interpreta o exame. Más o aconselhável é procurar Hospitais ou Clinicas que tal exame seja feito pelo próprio médico. Não desfazendo da competência dos técnicos. Porém, com o médico, a segurança é muito maior para a paciente, pois ele estará já observando de forma detalhada a mama. Inclusive, muitas clínicas já utilizam esse método.
Preparo do Exame:
Para ficar mais rápido escolha roupas fáceis de tirar, pois, você irá vestir uma espécie de túnica aberta na frente. Evite usar desodorante, talco, perfume, ungüentos ou cremes nas mamas ou axilas no dia do exame. Esses componentes podem deixar resíduos que interferem com os resultados. Se você já fez, não esqueça de levar o exame anterior para comparação.
Não se preocupe que você terá todas as informações do responsável pelo atendimento. Ele irá lhe informar todas as etapas da mamografia para assegurar sua inteira participação e cooperação durante o exame. Durante a mamografia você deverá permanecer totalmente imóvel e prender a respiração para evitar a possibilidade de distorcer a imagem em função da movimentação.
Quando a mama é comprimida você irá sentir um desconforto. Isso é um fato! E, faz parte do exame. O que eu quero lhe dizer minha amiga, é que você nessa hora tente visualizar alguém que já teve um câncer de mama e então esquecerá o desconforto que nem de longe se compara a um câncer.
POR ISSO CUIDEM-SE! 
Rosélia Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.