13 de outubro de 2011

HPV NO HOMEM

O HPV (Human Papilloma Virus) é uma Doença Sexualmente Transmissível muito frequente.
No homem, ela apresenta verrugas na glande(cabeça do pênis), meato uretral e as vezes dentro da uretra. Pode também aparecer na virilha, na bolsa escrotal e na região perianal (anus/reto).
O HPV no homem é um dos fatores responsáveis pelo câncer de pênis, com frequência menor, mas pode causar câncer sim.
As verrugas genitais surgem como tumores fixos e moles, podem ser rugosos ou lisos. O aspecto apresentado lembra uma couve-flor. Normalmente podem ter de 3 a 5 mm de diâmetro e é muito comum surgirem em grupo de três ou quatro.
Por ser transmitida através do sexo, ou pelo contato oral ou genital, afeta tanto a área genital como também a mucosa oral. Assim, como toda doença sexualmente transmissível, pode se barrar o vírus com o uso de camisinha – tanto feminina quanto masculina. Essa proteção, porém, não é tão eficaz para o HPV quanto é para outras DSTs. No caso dos homens eles podem contrair HPV pela bolsa escrotal, que não recebe a proteção da camisinha.
São fatores de ricos para o desenvolvimento do HPV:
Homens que tiveram sua vida sexual precoce; Fumante; Portadores de outras doenças sexualmente transmissíveis concomitantes; Parceiras múltiplas e Imunidade baixa.
O período de incubação do HPV tem uma variedade de semanas a meses.
O HPV é diagnosticado no homem, através do exame clínico. Através do exame são identificadas as lesões verrugosas. Para não ficar nenhuma dúvida, pode ser feito a Peniscopia, um tipo de exame que é aplicado ácido acético sobre a localidade afetada e, com um colposcópico ou lente de aumento, as lesões podem ser biopsiadas e passam por uma análise histológica de patologista.
 Existe também o método molecular para diagnósticar o HPV. Consiste numa escovação do pênis de forma superficial e da uretra, é a chamada captura hibrida. Esse exame retira uma minúscula amostra de tecido para biópsia. Tal método é usado além da peniscopia. O ponto limitante desse procedimento é o alto custo.
Quanto ao tratamento do HPV no homem varia de acordo com a localização e forma das lesões. Geralmente tais lesões são tratadas de forma tópica, ou seja, o medicamento é aplicado diretamente nas lesões. Existe também o tratamento de cauterização elétrica, laser, crioterapia e cirúrgico. Isso quem decide é o especialista, no caso dos homens o UROLOGISTA.
Salientado que ainda não existe tratamento capaz de matar o vírus.
Essas medidas impedem que o mesmo continue presente depois dos tratamentos que são feitos para cura das doenças que ele provoca.
 Por isso, a importância da prevenção. E a maneira mais importante de se prevenir ainda é, sem dúvida, a camisinha. Evitar também o sexo oral com parceiras contaminadas.
Aqui no blog já fiz uma matéria sobre vacina desenvolvida contra o HPV. 
São as seguintes vacinas;
A quadrivalente que protege contra os tipos 6,11,16 e 18 e a bivalente, específica para os tipos 16 e 18.
Contudo, o uso dessas vacinas é recomendado antes do início da atividade sexual, ou seja, aos 11 ou 12 anos. Mas, agora já está sendo usada em homens de nove aos vinte e seis anos de idade.
 A eficácia dessa profilaxia chega até 95% contra estes vírus. E sua aplicação é em três doses no período de seis meses.
O grande problema é que nem sempre os sinais aparecem e fica difícil diagnosticar o HPV no homem. 
Por isso, é muito importante ficar atento caso sua parceira seja diagnosticada com a doença, mesmo não havendo nenhuma marca no pênis, o homem precisa passar por um exame preventivo.
A falta de um diagnóstico precoce e alguns obstáculos, podem tornar o tratamento complicado e ineficiente. Nesses casos, o risco do HPV provocar um câncer aumenta, assim como a necessidade de retirada de boa parte do pênis. Mesmo com a amputação, felizmente, há como deixar uma parte do órgão que possibilite ao homem ter relações sexuais e urinar.







HOMENS CUIDEM-SE!!
Rosélia Santos

Um comentário:

Anônimo disse...

eh bom cuidar msm pq o negocio eh serio... ass: angelo randall

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.