21 de fevereiro de 2012

CREO QUE SOY SHY

Estamos praticamente em todos os lugares. Porém, não nos deixamos ser percebidos. Não temos razão para isso, muito pelo contrário, temos razão para querer sermos percebidos. Contudo, isso só existe na ficção, na vida real não funciona assim.
Diferentemente dos esfuziantes, loquazes, expansíveis, sociáveis, pessoas tímidas vivem espremidas num imenso mundo, onde seu espaço se torna limitado ao extremo. O tímido/introvertido (explico a barra entre as palavras a seguir) sofre com esses limites, limites impostos por uma sociedade que valoriza os populares e extrovertidos. E essa imposição gera o desprezo aos que gaguejam, coram, ficam com mãos suadas quando precisam esboçar uma reação.
Na verdade, 'lamentamos' que a espécie humana seja gregária, o que nos obriga a interagir o tempo todo com nossos semelhantes. E, essa incômoda realidade para nós, na máxima do Jean-Paul Sartre, filósofo francês – "o inferno são os outros".
Será mesmo esse nosso espaço? Espaço tão pequeno num mundo tão imenso?
Pessoas tímidas não deveria fazer um certo esforço e deixar de ser o que são?  Encarar a timidez como se encara uma doença? São tantas indagações que fazemos diante do espelho isolados no nosso recanto mais sagrado... o nosso quarto!
Há quem diga que timidez e introversão não são sinônimos. Para a maioria que tem o problema dá no mesmo. Não adianta teorias, pesquisas e mais pesquisas, na prática, é tudo a mesma coisa, o mesmo sentimento. Por isso, a barra entre as palavras.
E, esses sentimentos nos fazem sofrer, e, corriqueiramente, nos apavora a sensação de exposição e julgamento de outros. 
Saiba que corremos também o risco de nos tornarmos o antissocial patológico, que são aqueles que começam com tais comportamentos e acabam desenvolvendo ansiedade quando diante de alguma situação de exposição normal. Nesse caso, só um bom especialista, ou seja, um bom psicólogo.
Enfim, acho que nosso espaço não é tão pequeno. Devemos, sim, lutar contra isso. E, se preciso buscar ajuda.
A dica é aprender a pensar muito antes de falar, ter segurança em si próprio, tentar se expressar com calma e escutar o que os outros falam com bastante atenção. E vamos a luta sem medo de ser feliz! Afinal...

“O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação”
"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”
Ayrton Senna

Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.