14 de fevereiro de 2012

MEMÓRIAS DA DOR

A maioria das pessoas tem grande facilidade de esquecer coisas simples como aniversários, nomes, pessoas, e outras coisas mais. Porém, são poucos os que dizem que esqueceram de tudo que lhe causou dor.
Sabe porque? O nosso sistema nervoso armazena um traço de memória da experiência que avisa ao corpo diante de uma situação semelhante a que você passou. Razão essa que faz com que, algumas pessoas continuem a sentir dor mesmo quando um membro foi amputado.
E se essa memória da experiencia fosse apagada?
Pois é, uma equipe da Universidade McGill, no Canadá, mostra que o que sempre foi terreno da ficção científica pode, se tornar realidade algum dia.
Os estudiosos descobriram que os níveis de uma proteína – a quinase PKMzeta, atuante no fortalecimento das sinapses (conexões entre os neurônios) – aumentam no sistema nervoso central quando o organismo passa por uma estimulação dolorosa. A hipersensibilidade à dor é neutralizada quando a atividade dessa proteína é bloqueada.
"Muitos medicamentos que têm a dor como alvo funcionam em nível periférico, reduzindo a inflamação ou ativando os sistemas de analgesia no cérebro para reduzir a sensação de dor”, explica Terence Coderre, responsável pela pesquisa. “Essa é a primeira vez que podemos pensar em medicamentos que terão como alvo um traço estabelecido de memória como caminho para a redução da hipersensibilidade à dor"

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.