18 de outubro de 2012

VELÓRIO VIRTUAL

Os vereadores de Campinas (93 km de São Paulo) aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira (17), em segunda discussão, o projeto que obriga a implantação do serviço de “velório virtual” em todos os cemitérios públicos da cidade.
De acordo com o vereador Francisco Sellin (PMDB), autor do projeto, a ideia é permitir que as pessoas que estão longe e não podem comparecer para prestar as últimas homenagens sintam-se próximas dos amigos ou familiares nesse momento de dor por meio da transmissão da cerimônia via internet, com câmeras instaladas no local e envio de mensagens aos presentes.
Sellin disse que esse é o tipo de projeto que nem precisaria ser tratado como lei, mas já que, segundo ele, a prefeitura não teve a iniciativa, ele usou o modelo de dois cemitérios particulares do município e elaborou o texto do projeto.
"Assim vira lei e as pessoas tomam as devidas providências. O objetivo é ajudar alguém que esteja distante, perdeu a mãe ou pai e não conseguiria chegar a tempo para dar o último adeus." A pessoa interessada em acompanhar o velório virtual terá acesso às imagens a partir de senha exclusiva, desde que os parentes da vítima autorizem.
Apesar de não ter noção do valor gasto para a implantação do serviço, o vereador disse que o custo não é alto e que o cemitério da Saudade pode ser um dos primeiros a receber o novo serviço. O projeto estava em tramitação desde abril do ano passado. Agora, o prefeito Pedro Serafim (PDT) terá 15 dias para sancioná-lo ou vetá-lo.
Segundo Antonio Marchini, que administra os dois cemitérios que já oferecem o serviço na cidade - Aleias e Flamboyant -, a implantação de um modelo simples para gravação custa, em média, R$ 75 mil. "O mais caro é a implantação. A mensalidade para manutenção do provedor do site que disponibiliza as imagens é baratinha”, disse Marchini.
No caso dos dois cemitérios, cada sala tem duas câmeras, uma geral e outra sobre o falecido. Marchini disse que apenas cerca de 5% da média mensal de 120 sepultamentos nos dois cemitérios opta pelo serviço. O diferencial é oferecido gratuitamente pelos dois estabelecimentos há mais de dois anos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/
Por: Fabiana Marchezi

Um comentário:

Unknown disse...

bem achei interessante,mas tem algo mais sério para esse vereador fazer não,manda ele vim para Boqueirao,pq aki tem muito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai deus.

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.