7 de novembro de 2012

DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA E A SECA DO NORDESTE

Sempre achamos motivos para criticar nossos políticos, hoje, navegando na internet encontrei uma ação digna de nota do  Deputado Pernambucano Gonzaga Patriota em defesa do seu povo. Acho importante postar também as ações dos parlamentares que ainda podemos confiar. O texto for retirado direto do Blog do Deputado.
 
O deputado federal Gonzaga Patriota fez um discurso, nesta segunda-feira (29), no Plenário da Câmara dos Deputados, cobrando ações urgentes de convivência com a seca. Na ocasião, o parlamentar criticou a demora da conclusão da Adutora do Pajeú.
A Adutora do Pajeú beneficiará no total, após sua conclusão, 400 mil pessoas. É uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e executada pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS). O investimento na 2ª etapa do sistema será de R$ 338 milhões, incluindo obras civis, fornecimento de materiais e desapropriações. O sistema é formado por 402 km de adutoras, 11 reservatórios, duas unidades de captação e 12 estações elevatórias.
A expectativa, no seu lançamento, em maio de 2012, era de que a obra, ainda este ano, já viesse a reduzir os efeitos da estiagem, levando água para a cidade de Serra Talhada e reforçando o sistema da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), segundo relatou o ministro Fernando Bezerra, o que infelizmente até o momento não aconteceu.
Em sua fala, Gonzaga Patriota relatou a preocupação do Padre Luizinho, de São José do Egito, com a seca que assola a região. “Depois de ter liderado a Bancada do Nordeste e promovido dezenas de reuniões para tratar de um fenômeno tão comum no mundo, que é a seca e, como conviver com ela, desejo, neste discurso, registrar a preocupação do querido amigo Padre Luizinho, de São José do Egito, pessoa que conheço e, desde a sua adolescência, ainda seminarista, já se pronunciava com sugestões às autoridades brasileiras, objetivando ações que viessem a ajudar os sertanejos do semiárido brasileiro a conviverem com esse milenar fenômeno“, disse.
A forte seca que atinge todo o Sertão e parte do Agreste pernambucano continua causando sérios prejuízos aos agricultores. No município de Floresta onde nasce a Adutora do Pajeú, segundo informações de um dos seus filhos ilustres, Euclides Ferraz, já secaram todas as barragens que estão localizadas as margens da PE-390, que liga Floresta a Serra Talhada. Estão praticamente secas as barragens de Juá, Lagartixa, Nazaré, Poço Negro, Acampamento, Três Umbuzeiros, Redentor dos Montes, Nestor, Olho de Água, Barra Forquilha, Damázio, Frazão, Manoel Domingos, Mãe de Água e Manoel Teles.
O deputado federal Gonzaga Patriota lamentou esse quadro vivido pelos sertanejos. “Este é o triste cenário do semiárido pernambucano nos 121 municípios afetados pela estiagem. O agricultor sertanejo, mais uma vez, assiste a tudo impotente vendo a lavoura de milho e feijão se perder totalmente sem chuva. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), não há previsão de chuvas até o final do ano”, destacou.
Durante o pronunciamento, Gonzaga Patriota destacou a atuação do governador Eduardo Campos para combater à seca e fez um apelo ao Governo Federal por mais investimentos para a população do semiárido e cobrou a conclusão de importantes obras que irão auxiliar a população atingida pela estiagem. “Ninguém pode negar o esforço do governador Eduardo Campos e seu governo, principalmente na pessoa do Secretário Ranilson Ramos, da Agricultura, em envidar esforços para atender com o que tem os nossos queridos agricultores e o que ainda resta de seus animais, mas, o que aqui me refiro são as ações do Governo Federal para minimizar o sofrimento dos moradores do semiárido nordestino. São grandes, boas, mais não caminham. Não andam. No orçamento da união tem dinheiro para tudo, menos para concluir o Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco com outras bacias da região Nordeste ou mesmo, a Adutora do Pajeú, obras que salvarão os nordestinos atingidos, quase que anualmente, pelas constantes secas que arrasar a região“, relatou.
Para finalizar, o parlamentar mandou um recado para o Governo Federal. Abram os olhos, Presidente Dilma Rousseff e seus Ministros da Fazenda; do Planejamento e da Integração Nacional, os investimentos realizados nestas duas importantes obras aqui citadas, Transposição do São Francisco e Adutora do Pajeú, serão menores que os gastos vergonhosos com carros-pipa que não resolvem os problemas dos atingidos pelas secas no Nordeste brasileiro“, concluiu
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.