29 de dezembro de 2012

ÍNDIA: UM PAÍS SEM LEIS DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES

 
Os estupros coletivos na Índia, ocorrem quase diariamente e muitos deles não são denunciados pelas vítimas, que não confiam na justiça e temem a reação dos policiais do sexo masculino.
Esta triste realidade nunca foi sinônimo de preocupação para os líderes políticos daquele país. Foi preciso que uma jovem de apenas 23 anos de idade pagasse com a própria vida o preço de ter nascido mulher, para que tais líderes indianos comecem a mostrar um pouco de preocupação com essa realidade absurda.
O caso mais recente que chocou o mundo, aconteceu dentro de um ônibus em Nova Délhi em que uma estudante se encontrava. Seis amebas a estupraram e espancaram até ela perder os sentidos. Hoje, dia 29, na Índia, mobilizações e manifestações estão acontecendo. Artistas de Bollywood, a indústria cinematográfica indiana, participaram das mobilizações.
Enquanto isso, as autoridades indianas multiplicam os apelos feitos à população para que mantenha a calma. A polícia isolou partes do centro da capital. O difícil é saber se essas autoridades estão realmente preocupadas com a violência contra as mulheres ou com as manifestações feitas.
Manmohan Singh, o primeiro-ministro, afirmou em um comunicado que estava ‘profundamente triste’ com a notícia da morte da jovem e que considera ‘compreensíveis’ as manifestações.
A jovem chegou a ser levada para um hospital em Cingapura para ser tratada, mas morreu na sexta (28). Ela morreu em decorrência dos graves ferimentos que sofreu. Lutou até o fim com esses animais que a violentavam em coletividade.
Seis monstros, pois, recuso-me a colocar neste texto a palavra ‘homens’ como li em outros; esses não são homens e sim monstros, acusados de agredir a moça estão presos. Esses vermes, além de estuprar a jovem, a agrediram com uma barra de ferro e a jogaram para fora do ônibus, enquanto que o motorista assistia a tudo ou quem sabe participou do ato também, já que neste inferno não tem leis que protejam suas mulheres.
Dizem que essas “almas sebosas” deverão responder por assassinato e podem ser condenados à pena de morte.
O corpo da vítima chegou a Nova Délhi neste domingo. O primeiro-ministro Manmohan Singh estava no aeroporto internacional Indira Gandhi acompanhando a chegada do avião que pousou às 4h15 locais de domingo (20h45 de Brasília), de acordo com fontes de segurança e um jornalista da AFP no local.
Um comboio levando o caixão dourado e os pais da vítima deixou o aeroporto em direção ao distrito de Janakpuri, em Nova Délhi, onde a jovem viveu enquanto estudava para se formar em Medicina. A presença de jornalistas na área foi impedida. O corpo da jovem de 23 anos foi repatriado menos de três dias depois de ela ter sido levada para Cingapura em uma tentativa desesperada de salvar sua vida.
Milhares de pessoas participavam de uma vigília noturna pela estudante brutalmente agredida e estuprada por uma gangue de amebas em um ônibus, fato este que revoltou os indianos. Pena que foi preciso acontecer uma barbárie desta natureza para que a população se revoltasse e para que o governo prometesse mais segurança para as mulheres e penas mais severas para os crimes sexuais.
A líder política Sheila Dikshit disse que em breve serão dados 'passos sólidos' para proteger as mulheres na capital indiana. 'Por favor, mantenham a calma e tenham certeza de que ação necessária será adotada para que as mulheres tenham segurança em nossa cidade', disse Dikshit. É o mínimo que o resto do mundo espera!
É preciso ressaltar que o sofrimento das mulheres indianas começa mesmo quando criança, elas enfrentam o estupro, abusos e o casamento precoce, e até mesmo quando ela se casa, ela é morta por dote. Se ela sobrevive a tudo isto, como viúva, é discriminada e não tem nenhum direito sobre herança ou propriedade. Triste, porém verdade!
 
Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.