31 de março de 2013

PRIMEIRO JARDIM BOTÂNICO DO BRASIL EM BIOMA DE CAATINGA SERÁ EM CAMPINA GRANDE - PARAIBA


O primeiro Jardim Botânico do Brasil a ser montado em um bioma de caatinga funcionará em Campina Grande. A informação é do consultor de projetos Secretaria de Cultura do município, Bruno Vaz Diniz. O sítio “Louzeiro”, com uma área de 99 hectares e cercado por seis bairros da zona Norte da cidade, foi a área de preservação ambiental escolhida para sediar o Jardim Botânico da “Rainha da Borborema”.
A previsão é de que o local (que já possui uma área desapropriada de 25 hectares) esteja aberto à visitação até o final de 2013. “Essa área do sítio Louzeiro que abrange uma faixa de preservação da fauna e flora de Campina Grande. Estamos trabalhamos para desapropriar até 70 hectares, talvez não seja a área toda, os 99 hectares. De qualquer maneira, já é uma área muito grande e estamos na fase de conversar com os moradores da área, além da fase de elaboração e implantação do projeto. A parte de compra é feita pela procuradoria jurídica do município”, declarou Bruno.
Segundo ele, a ação acontece em parceria com a Prefeitura de Campina e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). “Devemos estar com a fundação pronta em breve, que será uma autarquia pública que vai operar o Jardim Botânico. Já pretendemos criar isso agora no mês de abril. Já as obras pioneiras, das edificações, os primeiros plantios de paisagismo deverão acontecer até julho deste ano e com isso, até o final do ano deveremos estar com o local aberto para a visitação”, declarou.
Detalhes do local – A ‘Rainha da Borborema’ já está associada à Rede Brasileira de Jardins Botânicos. O “Sítio Louzeiro”, área onde funcionará o Jardim Botânico de Campina Grande, é cercado pelos bairros: Nações, Alto Branco, Conceição, Rosa Mística, Jeremias e Jardim Continental.



Fonte:http://www.grandecampina.com.br/
Por: Ligia Coeli
Fotos de Rosélia Santos

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei espetacular a ideia da criação do nosso Jardim Botânico. Parabéns!

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.