19 de maio de 2013

VOCÊ SABE O QUE É UM HORDEÓLO E O QUE FAZER NESSE CASO?


Rosélia Santos
 
O HORDEÓLO, conhecido como terçol, viuvinha ou dordolho, é um probleminha pequeno, que costuma aparecer de repente e pode causar muito incômodo no dia a dia das pessoas, inclusive, por ser cercado de crendices em torno do mesmo.
Conversando com um especialista ele explicou que o hordéolo, popularmente conhecido como terçol, pode ser causado por excesso de secreção produzida pelas glândulas da pálpebra, por bactérias existentes na pele, ou mesmo por falta de limpeza na área, principalmente, depois do uso de maquiagem nos olhos.
Trata-se de uma inflamação que pode atingir a pálpebra ou o folículo piloso do cílio. A doença não é contagiosa e não oferece riscos a visão. E que surge devido a uma inflamação das glândulas que ficam na margem palpebral ou no próprio folículo piloso. O terçol é semelhante e facilmente confundido com uma espinha.
Na maioria das vezes ele drena de maneira espontânea quando você faz compressas mornas. A compressa ajuda a expulsar o pus, pois, dilata as glândulas. Também é recomendável ficar alternando compressas mornas e geladas, isso diminui a vermelhidão e o inchaço do local.
Agora é preciso ficar atento, pois em alguns casos o terçol não drena com esses procedimentos, significa que o terçol endureceu e transformou-se em um calázio, ou seja, em um cisto. Casos assim é necessário, uma pequena intervenção cirúrgica.
Você sabia que um terçol quando não tratado de forma adequada pode causar uma celulite, ou seja, em uma infecção no tecido da pálpebra? Pois é verdade!
O especialista com quem conversei, alertou que em hipótese alguma se deve espremer ou provocar furos no terçol. Aliás, se deve fazer o mesmo que é aconselhado no caso das espinhas “jamais colocar a mão”. Pois, ao espremer você poderá provocar uma infecção muito mais grave. Qualquer pessoa e em qualquer idade pode ter terçol, inclusive recém-nascidos.


Bom pessoal, conhecimento repassado... agora aquela frase básica de sempre:
Lembrem-se de que minhas postagens não possuem valor científico, e sim, o valor da informação unicamente no sentido de alertar para o problema. Portanto, se alguém ler a postagem e se identificar com o problema procure UM ESPECIALISTA IMEDIATAMENTE.
 
Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.