30 de junho de 2013

CUIDE DOS SEUS OLHOS

Exames oftalmológicos regulares são a melhor maneira de evitar problemas de visão à medida que envelhecemos. Danos oculares podem ocorrer em qualquer idade, mas, na maioria das vezes, eles nos acometem durante a maturidade, pois quanto maior a idade, mais aumenta o risco de certos tipos de doenças que ameaçam a perda da visão.
Com a chegada do inverno, os dias nublados e frios servem como gatilho para degeneração da retina e envelhecimento dos olhos, acelerando, então, a catarata, por exemplo, além dos problemas que surgem neste período como conjuntivite e síndrome do olho seco. Para os especialistas, o período exige cuidados imprescindíveis, caso contrário, a visão pode sofrer consequências graves, como, em casos extremos, a cegueira.
Alguns sinais podem ser um alerta de que há um problema maior ainda não diagnosticado e ajudar o indivíduo a tomar medidas adequadas para manter sua visão. “Um descolamento da retina ou um rápido início do glaucoma, por exemplo, podem ser resolvidos com uma intervenção rápida. Um diagnóstico precoce é essencial para evitar ou minimizar a perda permanente da visão. O ideal é consultar um oftalmologista imediatamente”, defende o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO (Instituto de Moléstias Oculares).
O que causam a visão dupla, as manchas no campo de visão? Sabia que elas podem ser consequências de diabetes? E a dor na superfície ocular tão comumente relacionada ao olho seco, como tratar? Você sabia que a visão embaçada pode ser sintoma de derrame? A equipe oftalmológica do IMO listou alguns sinais e sintomas que podem indicar uma emergência médica na sua visão. Confira!
 
DERRAME OCULAR
Cuidados com os sintomas de olho vermelho entre a parte branca (esclera) e a membrana transparente que reveste essa parte branca (conjuntiva). Denominado hiposfagma, popularmente conhecido como derrame ocular, esse tipo de sangramento é acompanhado de baixa visão e requer exame. Cistos e tumores na conjuntiva também podem causar o derrame. Esses casos não são acompanhados de dor ou diminuição na visão. Quando esse sangramento acontecer, deve-se procurar um oftalmologista para verificar se o sangue está apenas do lado de fora do olho. Neste caso, ele será reabsorvido sem deixar sequelas.
 
VISÃO DUPLA OU IMAGENS 'FANTASMAS'
A visão dupla pode ser causada por muitas doenças oculares. Em alguns casos, porém, indica uma emergência de saúde subjacente, tal como um acidente vascular cerebral. 'Se você tem um início súbito de visão dupla, consulte o oftalmologista, o médico da família ou um pronto-socorro imediatamente”, recomenda Juan Carlos Caballero.
 
MANCHAS NO CAMPO DE VISÃO
Geralmente, as manchas ou moscas volantes são provocadas por uma condição benigna, frequentemente relacionada à idade, chamada de descolamento do vítreo. Isto ocorre quando o gel do interior do olho se liquefaz e se separa da retina, onde ocorre o processamento de visão. “Mas um súbito aparecimento de manchas e moscas volantes também pode ser causado por um problema da retina. Se, de repente, o paciente começar a enxergar pontos e moscas volantes, deve procurar um oftalmologista imediatamente”, recomenda Centurion.
 
UMA SENSAÇÃO DE CORTINA ESCURA NO SEU CAMPO DE VISÃO
Isto pode ser causado por um descolamento da retina, que ocorre quando a retina se separa da camada subjacente de vasos sanguíneos nutritivos (coróide).
“Se a retina não é recolocada em questão de horas, pode haver perda total de visão”, explica a oftalmologista Roberta Velletri, que também integra o corpo clínico do IMO.
 
DORES NA SUPERFÍCIE OCULAR
Estes sinais e sintomas estão comumente relacionados à síndrome do olho seco. O olho seco geralmente é mais um incômodo do que uma condição que oferece risco real à visão. Mas os sintomas, quando não tratados, podem ser agravar, especialmente à medida que o paciente envelhece e produz menos lágrimas. “É importante consultar um oftalmologista para aconselhamento sobre remédios que podem colaborar com o alívio destes sintomas”, recomenda o oftalmologista Juan Caballero.
 
VISÃO CENTRAL EMBAÇADA
Se o paciente tem mais de 60 anos ou sofreu trauma ocular, sua chance de desenvolver um buraco macular aumenta muito. A mácula é a parte da retina responsável pela visão em detalhes. “Um buraco macular pode piorar a visão de perto, principalmente por causar distorção na imagem central e causar perda permanente da visão quando resulta no descolamento de retina. É importante visitar o oftalmologista para um diagnóstico e tratamento rápidos”, diz a oftalmologista Roberta Velletri.
 
REDUÇÃO DO SEU CAMPO DE VISÃO
Este sintoma pode significar que o paciente desenvolveu glaucoma com perda de visão nas bordas do seu campo de visão. “Sem intervenção, a diminuição da visão vai continuar e uma perda permanente pode se instalar”, diz o oftalmologista Juan Caballero, que também integra o corpo clínico do IMO.
 
VISÃO NUBLADA E TURVA
Estas alterações visuais podem ser devido à catarata. “A catarata tende a piorar gradualmente ao longo do tempo e não é uma emergência médica. No entanto, como o cristalino se tornará cada vez mais embaçado com o envelhecimento, o paciente acabará por ficar cego, a menos que ele faça a cirurgia de catarata, que substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular artificial”, explica Virgílio Centurion.
Se o paciente esperar muito tempo para realizar a cirurgia de catarata, pode aumentar suas chances de desenvolver outras complicações de visão, como o glaucoma.
 
DOR SÚBITA NOS OLHOS E MAL ESTAR
Estes sintomas podem indicar um ataque súbito (agudo) de glaucoma de ângulo estreito, que pode causar danos permanentes ao nervo óptico. “O tratamento imediato é necessário para evitar a perda da visão permanente”, explica a oftalmologista.
 
UMA PERDA GRADUAL DA VISÃO CENTRAL
Estes sintomas podem ser causados ​​pela degeneração macular relacionada à idade, principal causa de cegueira entre os idosos. “Ainda não contamos com um tratamento 100% eficaz para a doença, mas existem algumas opções terapêuticas que podem efetivamente retardar a progressão da degeneração macular. Alguns tratamentos podem até mesmo ajudar o paciente a recuperar a visão perdida, se a terapia for iniciada logo no início da doença”, explica Juan Caballero.
 
PONTOS CEGOS NO CAMPO DE VISÃO E VISÃO TURVA INEXPLICÁVEL
Se o paciente tem diabetes, estes problemas de visão podem ser sintomas do aparecimento de uma retinopatia diabética. Exames oftalmológicos regulares são essenciais para os diabéticos, principalmente se o paciente tem mais de 60 anos de idade.
“Ao avaliar a condição da retina deste paciente, o oftalmologista também pode fornecer informações valiosas para o endocrinologista que controla a evolução e o tratamento de diabetes deste paciente”, afirma a oftalmologista Ticiana Mitsue Fujii, que também integra o corpo clínico do IMO.
 
Fonte: msn.com
Por: PAULA FACIROLI
Para: tempodemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.