15 de junho de 2013

IDOSOS: O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO COM OS SEUS??


Hoje, 15 de junho, é o dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Infelizmente, é a lei da vida: Nascer, Crescer, ficar adulto e envelhecer. É dever dos pais cuidar dos filhos, pelo menos até o fim da adolescência. Depois cada um, pode, na maioria das vezes, continuar a cuidar de si próprio. Mas e quando chegamos à idade avançada, de quem é esse cuidado?
É muito triste ter que informar que os casos de violência contra o idoso aumentou de forma alarmante país afora. E o pior, é que a maior parte ocorre dentro do seu próprio lar.
Existem leis para assegurar os direitos dos nossos idosos, mas nem todas são cumpridas. O descumprimento dessas leis acontece diariamente em todos os lugares, é os assentos no transporte público, as vagas de estacionamento, filas preferenciais, e tantos outros direitos que estão sendo desrespeitados.
Ao falar em violência contra a pessoa idosa, logo se vem à cabeça agressão física. Certo? Contudo, há vários tipos de violência, entre elas, a violência financeiro-econômica e a negligência.
A verdade é que muitos idosos vem sofrendo algum tipo de violência e muitos deles dependem dos familiares, por isso, não têm coragem de procurar ajuda, de pedir socorro e sofre de forma silenciosa. Não falo de forma generalizada, existem pessoas que tratam muito bem seus idosos, apesar de que não estão fazendo mais que suas obrigações.
Já ouvi relatos de idosos debilitados e com a doença de alzheimer e, nesses relatos eles se queixam dos seus ‘cuidadores’ ou de pelo menos dos que deveriam ser. Falta nessas pessoas preparo psicológico e emocional, pois, idoso doente requer mais cuidados e depende de outros. Idosos com a doença de alzheimer fica inconsciente, ou seja, não tem consciência do que fazem, e, sofre muito com pessoas despreparadas que se aproveitam para maltratá-los e fazem coisas absurdas como puxar pelos cabelos, beliscões, tapas, empurrões dentre outras.
 
VEJA ALGUNS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS
A VIOLÊNCIA FÍSICA - é quando é usada a força para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade até  morte.
 
A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA – ocorre quando corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.
 
A VIOLÊNCIA SEXUAL - que refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas.
 
O ABANDONO - que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.
 

A NEGLIGÊNCIA - uma das formas de violência mais presente no país, se refere à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.


A VIOLÊNCIA FINANCEIRA OU ECONÔMICA - que consiste na exploração imprópria ou ilegal dos recursos financeiros e patrimoniais  do idoso.


A AUTO-NEGLIGÊNCIA - que diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.


SÃO DIREITOS DOS IDOSOS
Criado em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso prevê direitos específicos para todas as pessoas com 60 anos ou mais.
Em um dos artigos da Lei Federal 10.741, consta que é “obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
 

A violência contra a pessoa idosa deve ser combatida!
 
Por isso faça sua parte... Denuncie qualquer ato de violência contra um idoso, basta ligar para o Dique 100, de qualquer localidade do país. Cuide de quem já fez tanto por nós.
 
Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.