3 de janeiro de 2014

PARA QUE SERVE A VELA EM CIMA DO BOLO???


Que Bolos de aniversário tem sido uma tradição desde a antiguidade todo mundo já sabe não é mesmo?
É certo que os romanos antigos, ficavam ao redor de uma deliciosa massa para comemorar o nascimento de alguém. Fato!
Mas você já se perguntou quem foi o primeiro ‘piromaníaco’ que inventou de colocar luz num bolo? E, principalmente pra que?  
Na verdade, existem algumas teorias sobre as origens de velas de aniversário. Há quem acredite que a tradição de velas de aniversário começou na Grécia antiga, quando as pessoas levavam bolos enfeitados com velas acesas para o templo de Ártemis, deusa da caça. As velas eram acesas para fazê-los brilhar como a lua, um símbolo popular associado a Artemis.
Outras culturas antigas também acreditavam que a fumaça feita pelas velas levavam suas orações aos céus de forma muito especial. Assim, o aniversariante ao apagar as velas, devia fazer um pedido e seu desejo seria atendido. Vale lembrar que essa crença segue até hoje.
Outros acreditam que a tradição das velas de aniversário começou com os alemães. Em 1746, o Conde Ludwig Von Zinzindorf comemorou seu aniversário com um festival extravagante de bolos e velas. Dizem que “havia um bolo tão grande que não se sabe como foi que conseguiram um forno para assá-lo. E tem mais, no dito bolo existiam buracos feitos de acordo com os anos do Conde, cada um com uma vela preso nele”. Isso sim que era extravagância mesmo.
Ou seja, ninguém sabe de onde surgiu e nem quem foi o primeiro. Contudo, a intenção desses era uma só: As velas em cima do bolo servia/serve para simbolizar a “luz da vida”.
 
Fonte pesquisada: dailymail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.