12 de julho de 2014

AMEBA “COME” OLHOS DE JOVEM QUE USAVA LENTES DE CONTATO


 
Uma estudante de Taiwan, que manteve um par de lentes de contato descartáveis em seus olhos durante seis meses, perdeu a visão após ter seus globos oculares devorados por amebas.
Lian Kao, 23, foi diagnosticada com ceratite por Acanthamoeba (ameba presente na poeira, na água e no ar), infecção ocular causada por falta de limpeza das lentes. O caso foi divulgado no jornal britânico Daily Mail.
De acordo com médicos que a atenderam no Hospital de Taipei, Kao deixou de fazer o recomendável para quem usa lentes de contato: limpeza regular, retirada durante o banho e ao nadar, e uso por até oito horas por dia.
Os médicos ficaram horrorizados quando removeram as lentes de contato da garota ao descobrir que a superfície dos olhos da menina tinha sido literalmente comida pela ameba, que tinha sido capaz de se reproduzir em perfeitas condições no espaço entre as lentes de contato e os olhos.
“Os usuários de lentes de contato são um grupo de alto risco que podem ser facilmente expostos a doenças oculares”, afirmou Wan fang, diretor de oftalmologia do Hospital de Taipei.
“A falta de oxigênio pode destruir a superfície do tecido epitelial, criando pequenas feridas, as quais as bactérias podem facilmente infectar e se estender para o resto do olho”, completou.
Segundo o médico, lentes de contato descartáveis devem ser usadas somente por um mês.
 
UOL.com
 
Obs: Destaquei algumas frases do texto em vermelho para que os leitores entendam que a causa do problema não foi a lente, e sim, a forma como a mesma foi utilizada. E, principalmente, para alertar o quanto a higiene é imprescindível em qualquer procedimento ou objetos dos quais fazemos uso. Espaço Único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.