18 de dezembro de 2014

LS, LT, LTZ, XEI, XLI, etc. NOS AUTOMÓVEIS!! Você sabe o que significam essas Siglas??


Sempre me perguntava sobre esse assunto. Porém, nunca tinha parado para pesquisar. Hoje fazendo a revisão do meu carro comecei a observar os outros e cada um continha uma sigla diferente. Curiosa, perguntei aos mecânicos e eles não sabiam explicar direito um disse: acho que é por isso... o outro acho que é por aquilo. Resolvi fazer a pesquisa e achei mega interessante! Não só pelo significado, mas sim, pelo quanto pagamos pelo um T ou um Z contido na sigla de um carro.

Não é uma tarefa nada fácil comprar um carro, ainda mais para as pessoas que não estão muito acostumadas a acompanhar as novidades do mercado automotivo. São muitos lançamentos e itens que devem ser observados antes do cliente fechar negócio. E ainda por cima grande parte dos carros estão acompanhadas por nomes e siglas que não explicam muito sobre o modelo. Na verdade, as siglas são fundamentais para entender as características e os diferenciais de cada modelo. O grande problema é que a maioria das pessoas não sabem o que significa estas siglas.
Apesar de parecer uma convenção, afinal de contas estas siglas acabam sendo encontradas em diversos carros de modelos diferentes, na verdade cada montadora é livre para escolher as siglas que bem entender para colocar no seu carro. A grande vantagem é que quando a montadora coloca alguma sigla que já é consagrada, ajuda muito no esforço de marketing para vender e explicar melhor o que cada carro de diferente. Mas algumas montadoras preferem investir e colocar siglas próprias relacionadas a alguma característica específica de sistema próprio da montadora
No geral, as siglas seguem o padrão a seguir (mas podem haver variações entre alguns fabricantes):

G - Significa Grand
L - Significa Luxo
T - Significa Turismo
S - Significa Super
X - Significa Sport para não confundir com S e dar mais agressividade
M - Significa Multi
P - Significa Point
F - Significa Fuel
I - Significa Injection

Sendo assim, a sigla XS, de modo geral, significaria Sport Super. Já a sigla “MPFI” significa Multi Point Fuel Injection (Injeção Eletrônica de Combustível em Múltiplos Pontos), e assim por diante.

SIGLAS DA CHEVROLET
Dentre todas as grandes montadoras, uma das que mais possui siglas diferentes é a Chevrolet. Como os carros da montadora são muito procurados pelos brasileiros, a curiosidade em relação ao significado de cada sigla acaba saltando aos olhos.  Algumas delas realmente são muito conhecidas do público de um modo geral, e que servem principalmente para ajudar a vender o carro, já que as pessoas que procuram acabam realmente focando na busca por estas siglas. Um exemplo clássico é o carro 4X4 (apesar de utilizar números também é considerado uma sigla). Conhecer os significados destas siglas realmente é muito importante para saber exatamente o que está sendo comprado.

Sigla
Significado
LS
Luxury Standard (Versão de Entrada)
LT
Luxury Touring (Versão Intermediária)
LTZ
A letra Z, última do alfabeto, representa o modelo top de linha.
VHC
Very High Compression, ou seja, motor de alta compressão
SFI
Sequential Fuel Injection (injeção de combustível sequencial)
DLX
De Luxe
GL
Gran Luxe
GLS
Gran Luxe Sport
CD
Confort Diamond
SS
Super Sport
RS
Rally Sport
Joy
Significa Alegre
Maxx
Significa Máximo


SIGLAS DA TOYOTA
Sigla
Significado
XEi
Extra Executive
Xli
Extra Luxe

ALGUMAS SIGLAS SÃO DE USO GLOBAL, POR TODAS AS MARCAS:
SIGLAS GLOBAIS
Sigla
Significado
GL
Gran Luxo
GLS
Gran Luxo Super
CD
Comfort Diamond
GLX
Gran Luxo Extra
GSI
Gran Super Injection
GT
Gran Turismo
GTI
Gran Turismo Injection
GTS
Gran Turismo Sport
SLX
Super Luxo
SS
Super Sport
XLT
Extra Luxe Total

CURIOSIDADES E MAIS SIGLAS
Mas é claro que não é apenas a Chevrolet que coloca diversas siglas nos seus carros, sendo que elas também podem ser encontradas em praticamente todos os outros modelos que são lançados. Vamos conferir agora algumas curiosidades interessantes sobre os tipos de siglas que acompanham os nomes dos carros:

Trend: Muitos modelos de carros que são lançados pela Volkswagen acabam sendo acompanhados pela palavra “Trend”, que não chega a ser especificamente uma sigla, já que a expressão é uma palavra. Esta expressão nos Estados Unidos significa tendência e apesar de ter sido adotada por algumas outras montadoras acaba aparecendo com mais frequência na montadora Volkswagen. Ela está sempre se referindo a um tipo de pacote de acessórios que é lançado para determinados tipos de veículos. Geralmente a palavra também aponta que a aquele carro terá um acabamento diferenciado.

SW: Quando a pessoa compra um carro que tenha acompanhando o seu nome a sigla SW na verdade ele está comprando uma Station Wagon. Fazendo uma tradução livre do inglês par ao português, a palavra na verdade significa vagão de trem e está se referindo diretamente a forma do vagão, já que estes carros são as conhecidas peruas. A sigla também pode ser encontrada com um número acompanhando, como SW4, utilizado pela Toyota, que neste caso significa que a pessoa está comprando uma perua com tração nas quatro rodas.

VHC: Como vimos anteriormente algumas siglas são relacionadas a forma do carro, mas outras estão relacionadas diretamente ao motor do veículo, como é o caso do VHC, que pode ser encontrado em modelos do Celta, por exemplo. Esta sigla significa Very High Compression, ou seja, um motor de alta compressão. Na prática, isso significa que este motor é mais potente do que o encontrado na versão anterior do carro de mesmo modelo.

Fire: O Fire encontrado em alguns modelos como no Palio pode ser traduzido como fogo, o que geralmente as pessoas fazem. E realmente a palavra está relacionada porque este modelo era mais potente do que o anterior, e como o fogo sempre passa a ideia de algo mais potente grande parte das pessoas acham que a palavra é uma referencia. Mas na verdade Fire é uma sigla que significa Fully Integrated Robotized Engine, que traduzido para o português ficaria algo como Motor Robotizado Totalmente Integrado.

STI: Subaru Technical International. Esta foi uma divisão que foi criada pela Subaru para coordenar o desenvolvimento de seus carros de modelo esportivo, especialmente os que são feitos especificamente para as competições de Rali.


Fonte: salaodocarro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.

A partir de segunda feira começarei a fazer Resenhas dos produtos que serão postos a venda para vocês!! Aguardem.