12 de outubro de 2018

CÂNCER DE MAMA NO HOMEM

Quando se ouve falar em câncer de mama, a primeira coisa que vem a cabeça e que isso só ocorre com as mulheres. Puro engano. Estudos mostram que a incidência de 30% de casos desta doença acomete os homens.


Vou primeiro definir o que é Câncer. Depois, falarei um pouco das mamas. Assim, você não terá dificuldades para entender o assunto.
As células do nosso corpo estão em constante multiplicação e se dividindo num processo chamado mitose, que ocorre de forma ordenada. Por fatores ainda desconhecidos, tais células começam a se reproduzirem de forma desordenada, formando massas celulares que são denominadas neoplasias ou tumores.
Tais tumores podem ser benignos ou malignos. E, geralmente, são identificados através da palpação periódica, auto-exame ou exame clínico realizado pelo médico. O exame médico é importante para identificar se o tumor é maligno ou benigno. Só o tumor maligno denomina-se câncer.
O termo câncer descreve uma classe de doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células aberrantes. O câncer mata pela invasão destrutiva de órgãos normais, migrando para pontos distantes através do sangue, da linfa ou das superfícies serosas. Todos os cânceres invadem ou metastatizam, ou seja, vão formando novas lesões tumorais pelo corpo.
As mamas são glândulas especializadas que tem como principal função a lactação e estão localizadas na parede anterior do tórax. O desenvolvimento da mama, tanto no sexo feminino como no masculino ocorre ainda no útero. Durante a infância e pré-adolescência, a mama masculina e feminina são iguais, e crescem proporcional à medida que o corpo cresce.
A glândula mamária masculina tem o seu crescimento inibido pela presença do testosterona. Apesar da inibição do crescimento e mesmo com menor intensidade, a mama masculina apresenta uma sensibilidade.
Feitos esses esclarecimentos, agora sim podemos falar de câncer de mama (neoplasia maligna), que é originado a partir do crescimento desorganizado de células das glândulas mamarias.
O câncer de mama em homens, quando diagnosticado, causa um impacto muito grande no paciente devido à falta de informação e ao preconceito, tanto por parte da sociedade como também das próprias vitimas, que os tornam mais vulneráveis e, em algumas vezes, vitimas fatais.



O diagnóstico do câncer de mama masculino não tem diferença do feminino. O principal sintoma também é à presença de um nódulo ou endurecimento que, na maioria das vezes, acomete uma das mamas. São raros os casos bilaterais, ou seja, que afetam ambas as mamas. Às vezes, ocorre dor, secreção, retração do mamilo, inchaço na região, vermelhidão da pele da mama ulceração ou sangramento no mamilo, isso em casos mais avançados. O tumor alcança de 2 a 5 centímetros, tem a superfície dura. E, geralmente, é aderido à pele.
Em algumas casos, o câncer de mama no homem pode aparecer como um nódulo atrás da aréola, que não dói, apresentando tamanho variado. Esse nódulo é de característica bem firme e às vezes causa deformidades na região.
A melhor maneira para se detectar o problema é o auto-exame. O procedimento é o mesmo. Isto é, igual ao das mulheres. Depois do auto-exame vem o exame clínico e a mamografia, seguidos de biópsia, pelas técnicas habituais como punção aspirativa com agulha fina, biópsia de fragmento com agulha grossa e excisão cirúrgica do nódulo para a confirmação histológica.
A mamografia é o principal meio de investigação por imagem. Apesar do câncer de mama masculino diferenciar na imagem em relação ao da mulher, apenas na imagem. Em outros aspectos existem grandes semelhanças.
O câncer de mama masculino, embora raro, tem aumentado sua incidência. Por ser diagnosticado de forma tardia em estágios geralmente avançados, o câncer masculino não mostra melhora nos dados de diagnóstico precoce, quando comparado aos casos do câncer de mama feminina.
Por ser uma doença mais comum entre as mulheres, na maioria dos casos masculinos somente é detectada em um estágio avançado, o que dificulta o tratamento. Por isso, os homens não devem ignorar esta doença.
Por causa da escassa quantidade de massa mamária no homem, a malignidade infiltra-se rapidamente pela pele e parede torácica formando metastase. Estudos indicam que a faixa etária de ocorrência da neoplasia, nos homens, varia entre os 13 a 86 anos de idade. No entanto, em muitos pacientes só é diagnosticado após os 60 anos de idade.
Entre as causas principais do câncer mamário no sexo masculino podemos citar as alterações genéticas, hormonais, drogas e efeitos externos. Outro dado que corrobora com a hipótese genética é a presença de casos prévios de câncer na família.
Também são considerados fatores de risco do câncer de mama masculino além dos já citados acima: insuficiência hepática por causas diversas (incluindo alcoolismo e doenças endêmicas), tratamentos hormonais de longa duração, tumores de testículo, traumas de testículos, tumores de próstata, obesidade, assim como a presença de ginecomastia, que é o aumento de mamas nos homens. Esta última, apesar de não ser considerada de forma isolada como fator de risco para o câncer de mama masculino, apresenta associação muito freqüente.
O tratamento clínico para o câncer de mama no homem é semelhante ao tratamento aplicado nas mulheres, no que diz respeito ao estabelecido para a neoplasia de mama feminina, compreendendo, no início, tratamento cirúrgico, seguido ou não de radioterapia, quimioterapia e, principalmente, hormonioterapia. Em casos mais graves, adota-se a mastectomia radical (retirada da mama).
Entretanto, tanto no homem como na mulher, é possível realizar a reconstrução mamária, proporcionando a (o) paciente uma melhor qualidade de vida e menos impacto no aspecto emocional, estético, social e profissional. Na grande maioria dos casos, realiza-se a reconstrução local com técnicas cirúrgicas, que envolvem retalhos e a reconstituição da aréola e papila, procedimento que vai proporcionar ao paciente uma aparência estética satisfatória para a região operada. 
Diante de tudo que foi exposto é preciso ainda ressaltar que hoje a sobrevida do paciente é muito grande. A medicina avançou muito, graças a Deus. Hoje, dispomos de novas técnicas e aparelhos cada vez mais modernos, bem como medicamentos mais eficazes, que aumentam cada vez mais as chances de cura.
A falta de conscientização e preconceito por parte dos homens, fazem com que a importância na detecção do câncer de mama seja considerada a principal causa de morte. É, preciso, pois, mudar essa realidade de modo que permita uma melhoria no diagnóstico precoce, facilitando o tratamento do câncer de mama, melhorando, desta forma, a sobrevida dos homens com câncer de mama.
Apesar dos inúmeros casos registrados no Brasil, nota-se que existe pouca informação sobre o assunto, fato que contribui para que o preconceito seja mantido. E, por isso, muitos homens não procuram o auxílio médico, somente fazendo-o quando a situação já não mais possui volta.
Assim, através de minhas pesquisas, constatei que a falta de conscientização por parte dos homens continua sendo, entre estes, uma das principais causas de ocorrência de óbitos por esta neoplasia.
E, isto demonstra a necessidade de campanhas informativas, voltadas para a conscientização do homem, quanto à gravidade do câncer de mama, que provocava surpresa até mesmo entre os profissionais de saúde.
A prevenção desse tipo de câncer é possível. Acredito que o primeiro passo nesse sentido seja o processo de conscientização da população masculina, quanto ao auto-exame. A referida doença existe em vem aumentando ano após ano, exigindo estratégias eficazes para sua detecção precoce.
Faço desta página um ponto de reflexão, na esperança de que o assunto aqui abordado possa ser objeto de discussão e de roteiro para estudos tão necessários, que o referido problema requer.

PARA SABER MAIS:

LEME, Luis Henrique da Silva; SOUZA, Gustavo Antonio de. Câncer de mama em homens: aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 15(5):391-398, set./out., 2006.

SANTOS, Ivete Souza. Câncer de mama nos homens. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.