9 de outubro de 2010

RESGATE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

UBAM VAI CRIAR O MUSEU DOS MUNICÍPIOS
DA PARAÍBA


Com o intuito de salvaguardar o patrimônio histórico-cultural das cidades paraibanas, a União Brasileira de Municípios (UBAM), por intermédio de seu Departamento Nacional de Cultura, vai instalar em João Pessoa o Museu dos Municípios, disse hoje o presidente da entidade, Leonardo Santana.

Leonardo Santana

Segundo Leonardo, o projeto em prol da memória histórica e cultural das cidades paraibanas visa implantar e implementar um museu na Capital, que abrigará milhares de objetos antigos relacionados à história e à cultura de cada Município do Estado, além de fotos que comporão um acervo cultural nunca visto, devido ao esquecimento e descaso que se tem proporcionado em relação ao que realmente é cultura.
“A UBAM, por meio desse projeto, estará promovendo a preservação da cultura e do patrimônio histórico dos Municípios, como forma de colher e expor à visitação pública, inúmeros objetos usados no início do século passado e que fazem parte da nossa rica história da formação das cidades e a fundação dos Municípios, com forte recheio de nossos colonizadores”. Disse ele.
Leonardo adiantou que será realizada uma reunião na sede estadual da UBAM, no próximo dia 23 de outubro, que servirá de parâmetro para as ações iniciais, principalmente para tratar da celebração de convênio com o Governo do Estado, IPHAEP, Universidade Federal da Paraíba e com os Ministérios da Educação, da Cultura e Ministério das Cidades. Ele disse que vai solicitar ao presidente Lula o apoio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC, para que o Museu dos Municípios seja implantado em todos os Estados do país.
O PRONAC, instituído pela Lei 8.313 de 23 de dezembro de 1991, tem por finalidade captar e canalizar recursos para o setor de modo a contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; preservar os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro; estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória, além de priorizar o produto cultural originário do País.

Localização
Leonardo adiantou o Museu dos Municípios poderá ser sediado em um dos imóveis localizados na Avenida João Machado, tombados pelo Patrimônio Histórico, os quais se encontram em estado de abandono, o que sinalizará a desapropriação e a revitalização com apoio de grandes empresas sediadas na Paraíba, através de projeto elaborado pelo IPHAEP, que tem a frente o Professor Damião Cavalcanti, demonstrando muita competência na condução do aparelhamento e defesa do patrimônio cultural. 

Assessoria/UBAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.