16 de janeiro de 2011

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE



O que aconteceu com o ‘até que a morte os separe’? Onde foi par-ar esse juramento neste momento? Saiu de nós por pura covardia, egoísmo, vergonha ou o que?
Acho que andei vendo demais aquele filme ‘Diário de uma paixão’, que por sinal é uma linda história de amor, que nos aflora e contamina de saudades e de vontade de viver um grande amor por toda uma vida. Uma daquelas histórias que nos leva até o fim de nossas vidas.
Envelhecer juntos, observar cada mudança do corpo e da alma de nosso companheiro, cada ruga surgida, cada cabelo branco que vai aparecendo e até mesmo cada incomodo dos anos e do tempo que se passa e não perdoa. Sou romântica sim... E quer saber? Isso tudo mim fascina, encanta-me e mim emociona.
Conheço casais que viveram por vinte, trinta, quarenta anos e só agora resolveram se separar. Confesso que não consigo entender. Perdoem-me os que estão passando ou que pretendem passar por esse processo neste momento.
Você vive vinte, trinta, quarenta anos com uma pessoa e não consegue conservar nada. É isso? Pelo menos amizade, carinho, companheirismo acho que fica. E o que fica dos longos anos de convivência deveria ser aproveitado de alguma forma na fase atual.
A vida não se resume em juventude, virilidade e outras futilidades. Ser feliz não é sair buscando numa pessoa nova o que você não encontrou em quem você escolheu para viver e jurou até ‘que a morte os separe’ e sim, tentar encontrar na pessoa que você escolheu o que há de bom, os pontos positivos dessa relação de longo prazo e, ao mesmo tempo, aprender a administrar os pontos negativos. Afinal, ninguém é perfeito a ponto de nunca ter problemas conjugais, até porque, uma relação sem problemas não tem a menor graça.
Os problemas fazem parte de um casamento sadio. Pois, traz para o casal a prova de capacidade que os dois tem em resolver problemas. Traz a cumplicidade para ambos, crescimento pessoal e uma série de benefícios que fará com que os mesmos cresçam como pessoa humana, emocionalmente falando. Afinal, vocês viveram vinte e mais alguns anos, alguma coisa boa seu(a) companheiro(a) tem!
Existem também aqueles casais em que um vive respirando o ar que o outro respira. Vivem juntos, comem juntos, dormem juntos, trabalham juntos, divertem-se juntos, passam por dificuldades financeiras juntos, por algum “probleminha” de saúde juntos, sendo o casal perfeito aos olhos dos outros e ao pensamento e desejos deles. Isso é para sempre ‘até que a morte os separe’.
Contudo, no primeiro problema sério de saúde do/a companheiro/a já era... Tudo muda... O que era tão perfeito não mais existe e tudo passa a ter outro sentido. Afinal, para que serve uma pessoa doente? O que vai fazer com um(a) enfermo(a)? Todo mundo merece ser feliz. E assumir a responsabilidade de cuidar de uma pessoa doente não estava nos planos.
Estou sendo dura? Estou. Porém verdadeira. E a verdade, às vezes, é chato ler ou mesmo ouvir. Conheço casos assim, casais que se separam por esse motivo. Não conheço motivo mais triste, mais cruel e desumano que esse. Creio que seria melhor ter dito: até que a doença ou a velhice nos separe.
Por outro lado, conheci casais que cumpriram o juramento e viveram até o fim de suas vidas, um cuidando do outro. Brigaram, resmungaram, xingaram um ao outro e foram felizes. Isto se chamava amor, que há tempos atrás tinha outro significado. Hoje se ama e se odeia num mesmo dia. Pela manha, se está apaixonado, à tarde, se está amando, à noite, se odeia, e assim, muda-se de opinião num estalar de dedos.    
Só sei de uma coisa: Quer me chamar de brega ou qualquer coisa semelhante pode chamar, não ligo. A verdade é que valorizo muito os relacionamentos de mil novecentos e antigamente. Deixando claro que não estou generalizando. Estou falando daqueles relacionamentos que às vezes nem existia o amor, só surgia após o casamento, mas durava, e quando não acontecia, existia o respeito a cumplicidade entre os casais e por fim, a vontade de ficar juntos por companheirismo e por necessidade que um sentia de estar perto e cuidar do outro, o resto era secundário. O importante era: ‘até que a morte os separe’. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Que pena... mas é pura verdade. Delicioso ler sua postagem. Beijos

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.