23 de janeiro de 2011

É INSTALADO O PONTO DE CULTURA DO DISTRITO DE FÁTIMA - FLORES PE

O
ficialmente, nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, foi instalado o Ponto de Cultura Pajeú das Flores, no Distrito de Fátima. Ao referido ato compareceram algumas autoridades locais e diversas pessoas convidadas, inclusive, dois representantes de uma organização não-governamental canadense.


      Antes da abertura oficial, os bacamarteiros do Grupo Cabras do  Nordeste promoveram uma salva de tiros, numa homenagem ao fortalecimento da cultura em nosso município.


          No Teatro da Fundação Pedro Daniel, às 16:00 horas, o Dr. Nelson Tadeu Daniel fez  a abertura do evento, mostrando a todos os presentes a importância do Ponto de Cultura para o Distrito de Fátima, bem como o que ele representa para o município de Flores.


A primeira atração do evento foi a apresentação do Grupo de Xaxado de Jericó, que encantou a todos por sua performance e coordenação de movimentos e ritmos. Seguidamente, o poeta popular Anchieta de Carnaíba fez um recital, mesclando poesia popular com erudita, apresentando várias composições poéticas de Otacílio Batista e Castro Alves, tecendo comentários com o objetivo de informar melhor a todos os presentes.

      O grupo de bacamarteiros que forma a Associação Cultural dos Bacamarteiros Cabras do Nordeste do Município de Flores-PE, foi responsável pela terceira apresentação do evento, que oficialmente marcou a instalação do ‘Ponto de Cultura Pajeú das Flores’.


Integrantes da Associação Cultural Afro-Brasileira Regiangola (ACABRE), com sede na cidade de Flores, também marcaram presença no evento, mostrando à população do Distrito de Fátima a importância que a Capoeira possui na cultura brasileira, e informando que a mesma é hoje ensinada nas universidades, escolas, academias, núcleos sociais, centros de reabilitação física e mental, bem como apresentada como peça teatral, dança e folclore, em todo o mundo.
Dando prosseguimento ao evento, a educadora Aldenilza Monteiro, responsável pela Biblioteca Cidadão do Futuro, sediada no Distrito de Fátima, divulgou o resultado do concurso ‘Biblioteca Para o Conhecimento’, promovido pela Fundação Ambiental Pedro Daniel, objetivando premiar os alunos da rede pública de ensino, que mais freqüentaram a referida biblioteca durante o ano de 2010.


A premiação destinada aos alunos das escolas Dário Gomes e Adauto Maia, que mais freqüentaram a Biblioteca de Futuro, foram dois computadores, que serão entregue na tarde do dia 28 próximo, em ato público que será realizado na Praça Plínio Guerra, em Fátima. Duas bicicletas e dois kits de livros paradidáticos constituem a premiação destinada aos alunos colocados do terceiro ao sexto lugar.


Após o desfile do Grupo de Escoteiros de Flores, a Banda Marcial do Distrito de Fátima fez a sua apresentação, encantando a todos com um belo espetáculo, produzido e organizado em poucos dias de treinamento.


O ponto culminante do evento constituiu-se na apresentação do Diagnóstico do Distrito de Fátima, elaborado por iniciativa da Fundação Pedro Daniel. Na oportunidade, o casal canadense Bryan e Anne, recebeu das mãos do Dr. Nelson Daniel, um exemplar do referido documento que mostrar as potencialidades econômicas e turísticas do Distrito de Fátima, enquanto que o professor José Ozildo dos Santos, fez a entrega ao empresário Edmilson Antônio Daniel, dono da Escab Rental, uma das maiores locadoras de máquinas e equipamentos pesados do país.
Fechando o referido evento, que contou a uma grande participação população, ocorreu a apresentação do artista regional ‘Pavão’ [e Banda], da vizinha cidade de Carnaíba.   

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do Blog, sou apaixonada pela cultura sertaneja.
Acabei por meio deste encontrando um velho e querido amigo, Nelson Tadeu. Gostaria que, se possivel entrar em contato com ele. Meu e-mail é: mariaelianemel@hotmail.com

Abraços, Eliane Lucio

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.