16 de março de 2011

ANTIBIÓTICOS, FAÇA O TRATAMENTO CORRETO!


Em otorrinolaringologia, os antibióticos são prescritos com muita frequência, pela grande incidência das infecções bacterianas, no dia a dia, do nosso atendimento, como as Amígdalites, Sinusites, Otites, etc. Geralmente, o tempo de tratamento, por via oral, destas infecções, dependendo do princípio ativo(tipo de antibiótico), varia de 06 a 14 dias, com tomada diária que varia de 01 a 04 comprimidos ao dia.
Infelizmente, alguns pacientes não terminam o tratamento, interrompendo-o por conta própria, geralmente, na metade do tempo previsto. Apesar das diversas causas, a mais freqüente, é que a melhora dos sintomas ocorre bem antes do término do tratamento. Somando a isso, essa interrupção perigosa, às vezes,é também motivada, quando o paciente já melhor necessita comprar mais de uma caixa para finalizar o tratamento e não o faz ou pela impossibilidade de consumir bebidas alcoólicas durante um final de semana, numa festa ou viagem agendada no curso do tratamento.
Nestes casos, o médico só toma conhecimento de tal erro, quando a infecção retorna com maior intensidade e de mais difícil controle. Já a suspensão do tratamento, por reação à medicação(alergia, diarréia etc) provocada por alguns antibióticos, normalmente, o médico responsável é comunicado que, imediatamente, contorna o problema de forma adequada.
Assim, quando o paciente, após alguns dias do início do tratamento, resolve suspender o antibiótico porque se sente melhor, os sintomas da doença acabaram porque o remédio diminuiu a quantidade de bactérias patogênicas, mas isso não significa que todas foram destruídas. Aliás, as mais fortes continuam perturbando o organismo.
Portanto, é fundamental respeitar as doses, os intervalos, e o tempo que se deve tomar o antibiótico. Além disso, é importante manter sempre uma boa alimentação, mesmo diante da falta de apetite e/ou dificuldade de deglutir(amigdalites), a fim de manter a sistema imunológico eficiente.
Lembrar que as infecções em outras áreas da medicina (Pneumologia,  Urologia, Ginecologia, etc) necessitam dos mesmos cuidados. Observe abaixo alguns outros cuidados importantes que o paciente não deve esquecer, diante de um tratamento com antibióticos.

-Se após 48 horas do início do tratamento, não houver melhora, o médico deve ser comunicado.

-Evitar a automedicação, como também, a prescrição de um profissional paramédico.

-Não repetir tratamento através de uma receita anterior que resolveu uma situação semelhante a sua ou de um amigo(a).

-Evitar o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

-As pacientes devem avisar se houver atraso menstrual ou se estiverem gestantes.

-Se o médico não perguntar, avise-o se for alérgico(a) a medicamento(s), se está tomando outra medicação, ou se é portador(a)de alguma doença(gastrointestinal, hepática, renal, imunodeficiência ,etc).

-Após o tratamento, retornar ao médico assistente, mesmo com melhora plena.


Artigo gentilmente enviado por Dr. Paulo Cabral
Natal - RN

6 comentários:

astral disse...

Parabéns pelo assunto abordado. Muito importante eu admito que não tenho nenhum desses cuidados por isso não fico boa a sinosite do jeito que vai estou cuiado bem direitinho pra que ela não cure

Anônimo disse...

É exatamente o que eu faço. quando melhoro um pouquinho já paro de tomar o remédio e a infecção sempre volta. É a "mardita" vontade de tomar cerveja. kkkkkk

Anônimo disse...

Bem objetivo e elucidativo. Cometi todos os erros mencionados no texto;

Rosélia Santos disse...

Mais cuidado agora! Não é caros leitores/as? Obrigada pela visita e voltem sempre. bjus

Patrícia Lima disse...

Tomo os devidos cuidados. Conheço muitos que cometem os erros citados acima, alerto sempre das consequências que podem acarretar. Está de Parabéns.

Rosélia Santos disse...

Obrigada pela visita Patrícia!! Volte sempre. Abraços

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.