É uma infecção transmitida sexualmente, e, acomete de forma geral a uretra. Popularmente conhecida como gota matinal, por acumular secreção na uretra durante a noite e drenando essa secreção ao amanhecer, a Clamídia é causada por uma bactéria gran negativa chamada Chlamydia trachomatis.
A infecção causada por Clamydia envolve as estruturas mais próximas da uretra, como testículos, epidídimos e a próstata, causando assim, a:
- Epididimite aguda que é uma inflamação do epidídimo.
Explicando o que é epidídimo – é um pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozóides produzidos pelo testículo. Localiza-se atrás do testículo, no saco escrotal, e desemboca na base do ducto deferente, o canal que conduz os espermatozóides até a próstata.
Entendido o que é epididimo, vamos voltar a falar da epididimite. É causada por organismos associados com as infecções do trato urinário.
Pode ter inicio com uma febre leve, calafrios e uma grande sensação de peso e muita sensibilidade nos testículos. Pode também surgir desconforto na região inferior do abdomem, dor e ardor ao urinar. Em estado um pouco mais avançado, pode surgir sangue no pênis, secreção na uretra e dor ao ejacular.
- Orquite que se trata de uma inflamação no testículo que pode apresentar atrofia, dores na urina e suor nos mesmos.
- Prostatite que também é uma infecção que ocorre devido a imigração da bactéria através da uretra em direção a prostata. Seus sintomas são dor ao urinar, aumento da frequencia urinaria, dor na musculatura entre as pernas e, às vezes, secreção na uretra.
A clamídia é a DST de maior prevalencia no mundo. Pode infectar homens, mulheres, inclusive, ser transmitida de mãe para filho durante a passagem pelo canal do parto.
Essa doença, geralmente, fica incubada de três a cinco semanas e, durante este período o paciente fica assintomático, ou seja, não apresenta sintomas. Após essa incubação, surge prurido, leve dor uretral e uma secreção transparente em pouca quantidade.
Vale salientar que, é durante o período de incubação que o risco de contaminação é maior.
Os sintomas podem também se apresentarem de forma isolada ou com pouca aparencia. Tornando assim, o diagnóstico precoce muito dificil. Isso faz com que as pessoas infectadas, demorem a procurar um médico e quando procuram a situação já está agravada.
O diagnóstico se faz diante da história do paciente junto com os sintomas relatados pelo mesmo. Isto é, ao decrever os sintomas acima citados fazem o médico suspeitar da clamídia.
A solicitação de exame da secreção, geralmente, é feita. Tornando-se de suma importancia para que seja diferenciada da gonorréia. Entres estes exames, estão testes laboratoriais como a imunofluorescência para Chlamydia que é realizada a partir do raspado de células da mucosa do meato uretral.
Se o exame do esfregaço uretral do paciente com sintomas de uretrite tiver 4 a 5 leucócitos por campo, ausência de diplococos Gram negativos intracelulares ou se houver mais de 20 leucócitos no sedimento do primeiro jato miccional está justificado o tratamento para Chlamidia.
Quanto ao tratamento, é feito a base de antibióticos a critério do médico é claro. E, em conjunto com sua parceira. Durante este período é aconselhável o uso da camisinha, ou mesmo, a abstinência sexual para um tratamento completo e com êxito.
Não existe vacina contra a Clamídia e a única forma de evitá-la é sem dúvida, é o sexo seguro.
O hemem, ao ter relações com uma pesssoa infectada, as chances de se infectar é de 50%.
O maior risco está associado aos homens sexualmente ativos que costumam ter relações sexuais com várias parceiras e não usam camisinhas.
Também estão em risco os homens que tenham feito uma cirurgia recente ou que possuam antecedentes de problemas que comprometem o trato genito-urinário.
A clamídia é uma das causas da infertilidade masculina e feminina.
Portanto homens. Cuidem-se!
Portanto homens. Cuidem-se!
DST CONHECER PARA SE PROTEGER
Numa próxima postagem vamos falar de nós mulheres. Até a próxima.
Um comentário:
To com isso e não transei com ninguém!!
Postar um comentário
Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.