22 de junho de 2011

BABESIOSE - VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA??

Trata-se de uma devastadora infecção causada por picadas de carrapato, que vem se espalhando na parte baixa do Vale do Hudson, em Nova York, e em regiões litorâneas do nordeste americano, constataram pesquisadores do governo.
É uma doença como a malária, resultante da infecção do 'Babesia microti’, parasita que se aloja nas hemácias, ou glóbulos vermelhos, carregado por carrapatos de animais silvestres e domésticos. Embora bem menos comum do que a doença de Lyme, a babesiose pode ser fatal, especialmente em pessoas que têm o sistema imunológico comprometido de alguma forma.
Como não existe nenhum teste amplamente investigativo para a babesiose, sua contaminação faz surtir uma ameaça específica ao fornecimento sanguíneo, afirmam os cientistas.
Segundo um recente relatório dos Centros de Controle de Prevenção de Doenças (CDC, em inglês), ocorreram seis casos de babesiose na parte baixa do Vale do Hudson em 2001 e 119 casos em 2008. Em áreas onde a doença de Lyme é endêmica, como a litorânea Rhode Island, Massachusetts, Connecticut e Long Island, a babesiose vem se tornando muito comum.
Em um estudo com moradores de Block Island, R.I., se descobriu que a babesiose era apenas 25 por cento menos comum do que a doença de Lyme.
Diversas pessoas infectadas pelo parasita não apresentam sintomas, enquanto outras apresentam sintomas leves a moderados de algo como a gripe, que pode durar alguns dias ou até seis meses
algumas pessoas ficam tão doentes que acabam sendo hospitalizadas, levadas para a UTI ou acabam morrendo”, explica o dr. Gary Wormser, chefe de doenças infecciosas do Westchester Medical Center em Nova York.
Em estados que fazem o acompanhamento da doença, há uma média de mil casos reportados por ano, diz Krause, mas tanto ele como outros especialistas acreditam que esse número representa uma fração das pessoas infectadas. No estudo de, os pesquisadores testaram aproximadamente 70 por cento dos moradores e descobriram que quase um quarto dos adultos e metade das crianças que haviam sido infectadas não apresentaram sintomas e, portanto, não tiveram as ocorrências reportadas. Mesmo as pessoas que apresentam sintomas leves a moderados podem nunca procurar um médico. E, se o fizerem, poderão não ser diagnosticadas com precisão.
Os especialistas receiam que muitos dos pacientes não diagnosticados possam estar doando sangue. Atualmente, os bancos de sangue não verifica o 'Babesia’, pois a FDA ainda não licenciou um teste para essa finalidade. A única forma de examinar um paciente é usando um questionário, que apenas pede que os doadores respondam se estão infectados.
A babesiose já é a infecção reportada com maior frequência transmitida por transfusão nos Estados Unidos, responsável por, pelo menos, 12 mortes.
A infecção por esta via pode ser séria: Um estudo aponta que aproximadamente 30 por cento das pessoas que foram infectadas por uma transfusão morreram.
Os especialistas recomendam com certa insistência que pacientes de transfusão sanguínea e seus médicos estejam atentos aos sintomas da babesiose, que podem aparecer até depois de nove semanas do procedimento
Os sintomas podem ser vagos não existem relatos como os da doença de Lyme e incluem febre, transpiração, calafrios, dores de cabeça, cansaço e dores musculares. Em pessoas que também têm a doença de Lyme, os médicos poderão ter suspeitas de babesiose caso os sintomas sejam particularmente rigorosos ou os antibióticos não estiverem fazendo efeito. O diagnóstico pode ser confirmado por exame de sangue.
Crianças e adultos com mais de 50 anos são mais propensos a contrair sintomas de moderados a rigorosos, se infectados. Entre as pessoas que apresentam maior risco de complicação estão os pacientes com sistema imunológico comprometido (como as que recebem imunossupressores), os que removeram o baço e os que apresentam linfoma ou HIV ou que estejam em tratamento contra câncer.
Se não for descoberta e tratada logo, a babesiose pode levar a complicações como falência dos rins, pulmões ou coração. A infecção pode ser tratada com medicamentos antimicróbicos, mas as pessoas com sérias complicações reagem menos ao efeito das drogas.
Por que o parasita vem se alastrando e por que isso vem acontecendo com menor intensidade do que a doença de Lyme ainda não se sabe. Uma das teorias é que o 'Babesia’ pode ser originalmente transportado por ratos, que não tendem a viajar para tão longe. A bactéria causadora da doença de Lyme, 'Borrelia burgdorferi’, pode ser transportada por pássaros

http://nytsyn.br.msn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.