24 de julho de 2011

GASTROCTOMIA VERTICAL COM INTERPOSIÇÃO DO ÍLEO

O Conselho Federal de Medicina (CFM) não reconhece como método seguro a gastroctomia vertical com interposição do íleo (intestino), um tipo de cirurgia feita para a redução do estômago para o tratamento da obesidade mórbida. A técnica ficou conhecida após o apresentador Faustão se submeter ao procedimento.
Em nota, o conselho informou que além da questão da segurança do paciente e dos profissionais, também não está confirmada a eficácia nesse tipo de técnica cirúrgica. “Na avaliação da entidade, técnicas recentes – como a gastroctomia vertical com interposição de íleo – ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas”, disse o CFM.
Além do caso do apresentador, existem registros de que esse procedimento já foi realizado no país em outros pacientes que desejavam reduzir o peso e também como opção de tratamento do diabetes. O conselho informou que continuará a fazer o monitoramento das pesquisas sobre os dois casos.
Na mesma nota, o CFM informa que foi criada a Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica, especialmente para analisar os trabalhos desenvolvidos na área e que ela deve continuar ativa. “O grupo avaliará estudos e pesquisas, sendo que, se os resultados indicarem eficácia e segurança de técnicas analisadas, o debate poderá ser reaberto de forma a oferecer ao brasileiro novas opções terapêuticas”.

http://www.noticiasbr.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.