12 de agosto de 2011

MENSTRUAÇÃO PRECOCE X VITAMINA "D"

Um estudo relacionou a falta de vitamina D no organismo com a menstruação precoce, que é um fator de risco para uma série de problemas de saúde em adolescentes e na vida a adulta dessas meninas.
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mediram os níveis de vitamina D no sangue de 242 meninas com idade entre 5 e 12 anos de Bogotá, na Colômbia, e as acompanharam por 30 meses. As que apresentavam pouca vitamina D eram duas vezes mais propensas a iniciar a menstruação durante a pesquisa do que aquelas com níveis suficientes de vitamina D, mostra reportagem publicada no site "Science Daily".
Isso é importante por uma série de razões, disse o epidemiologista Eduardo Villamor, da universidade onde foi realizado o estudo. Em todo o mundo, houve um lento declínio na idade da primeira menstruação, ou menarca, o que os pesquisadores sugerem que tenha sido causado por causas ambientais, uma vez que a genética que desencadeia a puberdade não mudou.
- Sabemos relativamente pouco sobre o que desencadeia a puberdade a partir de uma perspectiva ambiental - disse Villamor. - Se nós aprendermos o que está causando o declínio da idade da primeira menstruação, podemos ser capazes de desenvolver intervenções para evitar a menarca prematura.
Menstruação precoce é um fator de risco para problemas comportamentais e psicossociais em adolescentes. Além disso, as meninas que têm a menarca mais cedo parecem ter maior risco de desenvolver doenças cardiometabólicas e câncer - sobretudo o câncer de mama, quando adultas.
A pesquisa analisou a relação entre a vitamina D nas meninas e o tempo de sua primeira menstruação. Estudos anteriores já haviam sugerido que a menarca ocorre mais tarde em adolescentes que vivem mais perto do Equador do que meninas que vivem em países do norte. Coincidentemente, as meninas dos países mais ao norte podem apresentar altas taxas de deficiência de vitamina D durante os meses de inverno por causa da exposição solar limitada

http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.