20 de outubro de 2011

A DIVISÃO DO BOLO DO PRÉ - SAL

O Senado aprovou ontem à noite um novo modelo de distribuição das receitas do petróleo. O sistema garante, já no próximo ano, um bolo de R$ 8 bilhões que poderá ser dividido entre Estados e municípios que atualmente recebem quase nada dos recursos pagos pelas petroleiras que operam no País.
Por pressão do Ministério da Fazenda, as perdas da União foram amenizadas e o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, responsáveis por 98% da produção de petróleo do País, acabaram amargando uma perda bilionária.
'Esse projeto inviabiliza o Rio de Janeiro', afirmou o senador Francisco Dornelles (PP), logo após a aprovação do texto apresentado por seu colega Vital Rêgo Filho (PMDB-PB). Pelas contas do senador carioca, o sistema aprovado representará perda de R$ 3 bilhões para os cofres fluminense e capixaba em 2012.
A aprovação do parecer não acaba com a novela da divisão dos royalties, uma compensação financeira devida pelas empresas que exploram petróleo. A proposta ainda tem de passar pela Câmara. Se for confirmada pelos deputados, os parlamentares fluminenses e capixabas prometem pressionar a presidente Dilma Rousseff a vetar o sistema.
'Vamos levar essa campanha (pelo veto) às ruas', avisou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Se a pressão não der resultado, a disputa acabará no Supremo Tribunal Federal (STF).
O sistema aprovado ontem garante uma fatia de 51% dos recursos com a cobrança dos royalties para ser dividida entre os Estados e municípios que não produzem petróleo. A parcela para os produtores caiu quase à metade, dos atuais 52,5% para 27%. Na proposta original apresentada pelo senador Vital, a União receberia 20% dos recursos, mas o Planalto acabou conseguindo garantir uma fatia de 22%.
Emendas. O parecer de Vital incluía uma série mudanças no modelo de exploração de petróleo (partilha) aprovado no ano passado pelo Congresso, o que afetaria diretamente as empresas do setor. As propostas acabaram provocando uma unanimidade inesperada entre o Planalto e os representantes de produtores e não produtores, forçando a derrubada das modificações pretendidas pelo senador da Paraíba.
Vital havia proposto um dispositivo que limitava o desconto dos custos de exploração das petroleiras ao equivalente a 40% do volume de petróleo extraído. O senador também excluiu o artigo que estabelecia que a União ficasse com, no mínimo, 40% da produção de cada campo. O relator ainda derrubou um mecanismo que abria a possibilidade de a União formar joint ventures com empresas privadas para disputar áreas de exploração no pré-sal e o artigo que mudava o mapa das bacias de exploração de petróleo. O novo traçado deixaria o Rio de fora de metade da área do pré-sal entre a Bacia de Santos e o Parque das Baleias.
O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), afirmou que 'a racionalidade preponderou'. Segundo ele, a aprovação da versão inicial do relatório de Vital, que se transformara em 'novo marco regulatório', dificultaria a votação na Câmara, recrudescendo o movimento pela derrubada do veto imposto pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao sistema de divisão dos recursos aprovado no ano passado, conhecido como Emenda Ibsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.