19 de outubro de 2011

QUE PAÍS É ESSE...

Do total dos 5.564 municípios brasileiros, quase metade (44,9%) não possui um serviço essencial para a garantia de higiene e saúde de sua população: coleta de esgoto. Pelo menos não até o ano de 2008. O dado alarmante faz parte do Atlas de Saneamento 2011, estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (19), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008.
Segundo o atlas, naquele ano, só 55,1% das cidades tinham o serviço. O índice era menos de 3% maior que o registrado oito anos antes. Em 2000, 52,2% dos municípios tinham coleta, segundo a mesma análise do IBGE feita no início deste século.
 A região Sudeste é a que possui a maior porcentagem de municípios com rede de esgoto: 95%. Mesmo assim, o único Estado totalmente contemplado pelo serviço é São Paulo (com 100% de rede de esgoto), seguido por Espírito Santo (com 97%) e Minas Gerais e Rio de Janeiro (empatados com 92%).
 Já o Nordeste aparece em segundo lugar no ranking nacional por região, com 46% de rede de esgoto; a região Sul tem 40%; o Centro-Oeste tem 28% e; por último, a região Norte tem apenas 20% dos municípios atendidos com o serviço.
O estudo ressalta que todas as “regiões tiveram aumento no percentual de municípios atendidos por rede coletora de esgoto, mas é notório que esse avanço segue a passos lentos”.
O estudo mostra ainda que o índice de tratamento do esgoto recolhido no país - limpeza dos dejetos antes que a água do esgoto desemboque nos rios e mares - é ainda mais raro. Em 2008, só 1.587 municípios em todo o país realizavam o tratamento, o que representava a presença do serviço em apenas 23% das cidades brasileiras. O tratamento do esgoto coletado também acontece mais nos municípios da região Sudeste (48%), seguido de Centro-Oeste (25%), Sul (24%), Nordeste (19%) e Norte (8%).
De acordo com a pesquisadora do IBGE Daniela Santos Barreto, que participou da elaboração do Atlas de Saneamento 2011, a ampliação da cobertura de esgoto ainda é um problema a ser enfrentado pelo Brasil.
Governos têm feito gestões no sentido de avançar na política, mas coleta ainda é grande nó.

Fonte: http://www.tnonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.