28 de novembro de 2011

CÂNCER INFANTIL: FIQUE DE OLHO NOS SEUS FILHOS

Anos atráz quando se falava em câncer, logo se imaginava em adultos. Hoje em dia, o diagnóstico cresce cada vez mais em crianças, adolescentes e jovens.
As causas da doença que parece ser o mal do século são várias, ela é multifatorial, e a cura definitiva ainda não foi descoberta, apesar de que os índices são altos, quase 90% dos casos são sanados. Mas por que o número de pessoas novas com câncer tem crescido? Um dos fatores pode estar relacionado com a alimentação.
Segundo a Dra. Silvia Brandalise, criadora Centro Infantil Boldrini - hospital para crianças cancerosas, no que concerne à alimentação o problema é a contaminação na água, em verduras e frutas. “Os pesticidas e derivados de benzeno utilizados na agricultura, a radiação feita nos grãos para eliminar as bactérias e todos os defensivos agrícolas que deviam ser chamados de veneno podem provocar câncer”, enfatiza.
A contaminação dos alimentos por metais pesados como o mercúrio e a dos lençóis freáticos interferem e muito na saúde. Para tentar amenizar a situação e prevenir contra as doenças, o ideal seria consumir os alimentos orgânicos e de boa procedência, mas nem sempre eles estão acessíveis a toda população.
“Este é um problema de decisão política e fiscalizadora. Dados da Vigilância Sanitária comprovam que os níveis de pesticidas encontrados nos alimentos são excessivos e o Brasil é o maior importador de pesticida do mundo”, declara Dra. Silvia.
O câncer infantil pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tipos mais frequentes na infância são as leucemias, tumores do sistema nervoso central e os linfomas. As crianças também são acometidas pelo tumor de células do sistema nervoso periférico, nos rins, na retina do olho e nos ossos, entre outros.
Geralmente, o câncer nas crianças afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação, enquanto que no adulto afeta as células que recobrem os diferentes órgãos. Já o câncer de mama e o de pulmão são os mais comuns no adulto. Doenças malignas da infância, por serem predominantemente de natureza embrionária, são constituídas de células indiferenciadas, o que favorece, em geral, a resposta ao tratamento.
Como nos adultos, o diagnóstico precoce também ajuda na possível cura do câncer infantil. Por isso, os pais devem estar atentos aos sintomas que podem ser sinais do surgimento de tumores. Nas leucemias, a criança se torna suscetível a infecções, pode ficar pálida, ter sangramentos e sentir dores nos ossos. No câncer de retina, pode acontecer o "reflexo do olho do gato", isto é, a pupila fica branca quando exposta à luz, ou ainda a fotofobia ou estrabismo.
Outro sinal que deve ser reparado é um aumento do volume ou uma massa no abdômen, isto pode ser um tumor renal ou do sistema nervosa. Os tumores sólidos podem ser visíveis ou não e causar dor nos membros, o que também pode ser um problema no osso. O tumor no sistema nervoso central ocasiona dor de cabeça, vômitos, alterações motoras, de comportamento e paralisia dos nervos.


Por: Centro Infantil Boldrini - Saúde em pauta
Publicado em: 23/11/2011
http://semprematerna.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.