17 de novembro de 2011

NOVO REMÉDIO CONTRA A MALÁRIA

Nesta quinta-feira (17), cientistas afirmaram, terem descoberto um novo composto que pode ser usado como um remédio mais eficaz contra a malária, em resultados apresentados na revista “Science”. A substância ataca o parasita transmissor da doença em dois locais.
A malária é uma doença tropical infecciosa que causa febre e dores de cabeça fortes, além de vômitos, fadiga e falta de apetite, entre outros sintomas. Em casos graves, ela pode matar. Não há vacina.
O protozoário Plasmodium falciparum infecta primeiro mosquitos.
Quando o inseto pica uma pessoa, o parasita entra no organismo. Uma vez lá, o primeiro alvo é o fígado, onde ele se multiplica. Depois, o sangue, onde causa os sintomas.
Os remédios anteriores contra a malária limpavam o protozoário apenas no sangue. O que sobrava no fígado podia causar novas infecções.
Agora, a equipe liderada por Elizabeth Winzeler afirma ter descoberto uma substância capaz de atacar o invasor tanto no sangue quanto no fígado. O grupo trabalha para o departamento de doenças tropicais negligenciadas do laboratório farmacêutico Novartis.
Em testes em camundongos, a medicação tomada oralmente protegeu o fígado e teve resultados no sangue melhores do que os obtidos com os remédios atuais. Segundo Winzeler, com mais estudos, outros compostos da mesma família podem ser identificados e usados contra a doença.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.