23 de dezembro de 2011

O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO: ABRAM ALAS PARA O GIGANTE DE PIRANGI

O maior Cajueiro do Mundo, que fica na praia de Pirangi, em Parnamirim - RN, a 28 quilômetros da capital Natal, está crescendo de forma desordenada e sem controle, e com isso, invadiu uma faixa de três vias públicas do município, causando estreitamento dessas vias e provocando mudanças no trânsito de veículos e engarrafamentos constantemente.
Com a chegada do verão vem também a preocupação com os turistas esperados na região.
Diante do fato, técnicos do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, elaboraram um plano de ordenamento do cajueiro gigante, tal plano, deve liberar as faixas de três vias que foram invadidas pelos galhos da árvore e aumentar a área do parque. A proposta é a retirada de duas árvores que não fazem parte do complexo.
Essas medidas foram apresentadas nesta quinta-feira dia 22 e aprovadas pela Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (AMOPIN) e pelo Ministério Púbico Estadual (MP).
Para resolver o problema, serão instaladas estruturas metálicas para apoio de telas, e suspensão dos galhos do cajueiro criando uma espécie de túnel, liberando assim, a rua Dr. Carlos Varela Barca e as avenidas São Sebastião e Deputado Márcio Marinho.
O cajueiro ocupa uma área de 8.500 m², mas devido as intervenções a área vai crescer para 10.500 m².
Não haverá poda de galhos, garante o diretor técnico do IDEMA, Jamir Fernandes, segundo ele, “a desocupação das árvores que não fazem parte do cajueiro irá ceder mais espaço para que o gigante possa crescer.
Segundo o IDEMA, em paralelo outro projeto será executado, esse, fará a requalificação do complexo turístico. As lojas de souvenires serão realocadas formando assim uma passarela de entrada no local. “a estrutura proposta é dotada de salas para as lojinhas, banheiros, memorial do cajueiro, unidades de contemplação e passarelas suspensas permitindo um passeio completo por dentro do cajueiro”, informou o representante do IDEMA.
A obra vai custar R$ 275 mil e deverá ficar pronta em seis meses, e o  valor será financiado pelo PRODETUR (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste). O local terá cinco módulos, com seis lojas de 78 m² cada. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Eis o maior cajueiro do mundo... por enquanto né?!Em Limeira SP, há, pelo menos, cem filhos do cajueiro. Em breve veremosse ele sobreviverá...

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.