11 de fevereiro de 2013

SÍNDROME DE PICA OU ALOTRIOFAGIA: VOCÊ SABE O QUE É?



A Pica é uma Síndrome conhecida também como Alotriofagia ou Síndrome de Pica. Sua principal característica consiste numa condição rara de um ser humano sentir desejo de comer substâncias não comestíveis, pedra, carvão areia, cabelo, tecido, sabonete etc..
O nome pica vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte renomado por comer tudo que encontrar a sua frente.
É uma síndrome que atinge todas as idades, porém, mulheres gravidas estão mais predispostas a mesma. Crianças que apresentam dificuldades em seu desenvolvimento infantil normalmente sofrem dessa síndrome.
O diagnóstico não pode ser feito de uma forma tão rápida, é importante dizer que para ser considerado um caso de Síndrome de Pica ou alotriofagia, essa característica deverá persistir por mais de um mês. Ou seja, o individuo deverá ser observado atentamente durante este período. (Atenção pessoal! Tudo que estou expondo aqui fica de fora as condições culturais/tradicionais de um determinado grupo).
Pessoas com esta Síndrome podem apresentar grandes prejuízos a saúde seja física ou mental. Muitas vezes submetendo até a processos cirúrgicos.
Alguns especialistas associam a Síndrome de Pica ou alotriofagia a problemas mentais, que muitas vezes tenham consequências psicóticas. Depressão, estresse, problemas familiares e outros, estão ligados ao problema, segundo especialistas.

Tipos de pica
Acufagia - ingerir objetos pontiagudos
Amilofagia - comer amido (crú)
Auto-canibalismo - comer partes do corpo
Cautopireiofagia - ingerir palitos de fósforo apagados
Coniofagia - comer pó de qualquer espécie
Coprofagia - comer excremento
Emetofagia - comer vomito
Geomelofagia - comer batatas cruas
Geofagia - ingerir terra
Ctonofagia - ingerir argila/barro
Hematofagia - comer sangue
Hialofagia - ingerir vidro
Lithofagia - comer pedras ou areia
Mucofagia - ingerir muco
Pagofagia - comer gelo
Trichofagia - comer cabelo, lã, fios ou tecido
Urofagia - ingerir urina
Xilofagia - comer madeira

Esse é mais um fruto de minhas pesquisas. Salientando que este artigo não possui nenhum valor científico. O único valor que ele possui é o valor do esclarecimento e alerta para aqueles que sofrem ou convivem com alguém que está passando por este processo. Por isso, aconselho sempre, se você de alguma forma se identificou com o problema procure um ESPECIALISTA. Só ele será capaz de esclarecer se o quadro pode ser revertido e qual será o melhor tratamento. É importante esclarecer que a Síndrome como já citei acima, não é diagnosticada de uma hora pra outra. Ou seja, não é porque o indivíduo come um gelinho aqui, uma batata crua ali, uma terrinha acolá e por ai vai. Não! A Síndrome é caracterizada por um período longo de consumo e de forma quase que viciosa. PAZ!

Rosélia Santos

Sites consultados
wikipedia.org/
infoescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.