10 de abril de 2013

CHOCOLATE COM MENOS GORDURA


No nosso chocolate de cada dia, a gordura é importante na receita mais comum, a no formato sólido em barras, pois mantém o sabor e a consistência, tornando esse doce irresistível mais resistente a alterações de temperatura. O problema, como todos sabem, é que isso também o torna mais calórico, atrapalhando a dieta dos chocólatras. Pelo bem dessa parcela da humanidade, químicos da Universidade de Warwick, na Inglaterra, chegaram a uma receita que precisa de apenas metade da gordura para se fazer um bom chocolate.
A nova fórmula foi apresentada em uma reunião da American Chemical Society e usa agarose, um componente extraído de algas marinhas, para criar uma emulsão com textura e o sabor equivalentes ao chocolate. Essa emulsão pode ser misturada a água, suco de frutas e álcool.
Em 2012 a equipe de pesquisadores publicou a primeira versão da receita usando suco e receberam a sugestão de usar álcool. A sugestão foi aceita e alteraram a fórmula para criar uma gelatina de chocolate usando vodka. “Foi excitante pois conseguimos combinar suco de frutas e chocolate e todo mundo ficou maluco. Então algumas pessoas, especialmente do Reino Unido, nos sugeriram álcool e conseguimos fazer pequenas gelatinas com vodka”, disse o doutor Stefan Bon, que participou do estudo.
Ele lembra que a receita com álcool não é a mais saudável mas por enquanto é a mais versátil para criar novos tipos de doces e confeitos com o mesmo apelo gustativo do chocolate tradicional. Outros testes serão feitos para tentar uma mistura com menos açúcar, o que tornaria a nova fórmula ainda mais saudável.
 
Fonte:revistagalileu.globo.com/
por: Rafael Spoladore
 

2 comentários:

Unknown disse...

chocolate é muito gostoso se fosse menos doce era melhor ainda e principalmente o chocolate branco hummmm é mais ainda que pena quem come muito prejudica a saúde

Rosélia Santos disse...

Obrigada minha linda amiga Jó por estar sempre participando e emitindo opiniões no meu Espaço. Bjus e volte sempre!

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.