8 de abril de 2013

MORRE MARGARET THATCHER: A DAMA DE FERRO


Morreu nesta segunda-feira (8) a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, aos 87 anos. Segundo informações oficiais, Thatcher sofreu um acidente vascular cerebral.
“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente em seguida a um derrame nesta manhã”, afirmou o porta-voz da família. A ex-premiê esteve internada diversas vezes nos últimos anos.
Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990.
Figura marcante e influente da política inglesa durante o século XX, a conservadora implantou uma gestão de austeridade em diversas áreas, como a econômica e a militar.
Em razão da austeridade na luta contra os sindicatos e nas críticas contra a União Soviética, ela foi apelidada de “Dama de Ferro” pelos soviéticos na década de 80. Em 1984, Thatcher sobreviveu a uma tentativa de assassinato realizada pelo grupo terrorista irlandês IRA.
A premiê liderou o país na Guerra das Malvinas contra a Argentina, e saiu vitoriosa em 1982, o que a impulsionou para um novo mandato em 1983. A guerra, que causou a morte de 649 militares argentinos, 255 britânicos e três ilhéus, terminou no dia 14 de junho de 1982 com a rendição argentina. Documentos particulares de Thatcher, divulgados no último dia 21 de março, refletem o ‘caos’ no qual mergulhou o partido no governo britânico após a incursão argentina.
Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.
Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.
Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: Thatcher apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.
Thatcher foi eleita para o terceiro mandato em 1987, mas apesar de sua terceira vitória histórica, sua popularidade logo começou a despencar. O principal motivo foi a política conhecida por Community Charge ou ainda Poll Tax, um imposto regressivo. Introduzido na Escócia em 1989 e na Inglaterra e no País de Gales em 1990, o imposto era amplamente visto como injusto, com milhões de pessoas se recusando a pagar e indo para a cadeia. Protestos contra o imposto se transformaram em motins.
Com a crescente impopularidade e após a saída de importantes membros de seu gabinete, Thatcher disse se sentir traída e anunciou sua renúncia em novembro de 1990.
A ex-premiê sofria de mal de Alzheimer havia alguns anos e não falava em público desde 2002, quando sofreu uma série de pequenos derrames e duas embolias.
A última internação de Thatcher ocorreu em dezembro do ano passado, quando se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor na vesícula.
O governo britânico disse que Thatcher terá um funeral com honras militares na Catedral de St. Paul, em Londres, mas não será um funeral de Estado completo, em conformidade com os desejos de sua família.
 
Fonte: msn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.