2 de junho de 2013

FESTA DO BODE REI EM CABACEIRAS PARAÍBA


VEM PRA CÁ... POIS AQUI, ATÉ O BODE É REI!
Conhecida como a “Roliúde Nordestina” devido ao seu popular cenário na produção cinematográfico nacional, a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, mostra mais uma faceta de sua intensidade cultural, recebendo durante este fim de semana mais de 50 mil turistas em um dos maiores eventos da caprinocultura nacional: a festa do 'Bode Rei'.
Tudo que existe no universo 'bodístico' pode ser encontrado em Cabaceiras neste fim de semana. O festival conta com exposição de caprinos e ovinos, premiação a expositores, feira de animais, concurso leiteiro e outras competições, mostra gastronômica com a famosa 'bodioca' (tapioca de bode), feira de artesanato, forró-pé-de-serra, arrastão do bode e shows artísticos culturais, além das tradicionais 'Fórmula Bode' e desfile do 'Bode Rei' e da 'Cabra Rainha'.
"A festa acontece durante o dia inteiro, com várias atividades. Nossa expectativa de público para os dois dias é de 50 mil pessoas, com um fluxo de turistas circulando em todas as áreas do evento, com número maior no domingo, que é o principal dia do evento", disse o vice-prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro.
A festa acontece ao longo da avenida principal da cidade e conta com vários eventos simultâneos, como o Parque do Bode, o Arraial do Bode e a Praça do Bode. No Parque do Bode, 60 currais são colocados à disposição dos criadores para exposição e comercialização de animais e uma arena é destinada à realização dos concursos de Cabra Leiteira e Melhor Buchada, além das competições como Pega Bode, Fórmula Bode, Gincana de Bode e Triatlon de Bode.
A 'Fórmula Bode' movimentou o início da tarde na festa. No circuito montado para os competidores nas modalidades mirim e adulto. O jovem José Maria Albuquerque, 12 anos, ganhou a corrida mirim da fórmula bode. "A gente vai mais para brincar, nunca tem como saber quem vai ganhar. É muito difícil", disse.
A comida 'típica' local mais procurada pelos turistas é a famosa 'bodioca', uma tapioca recheada com estrogonofe de bode. A estudante Lorena Soares, 22, experimentou o prato pela primeira vez e afirmou que "é uma delícia, nunca comi nada feito de bode que fosse tão gostoso". Mas também é possível degustar pratos típicos da culinária bodística como buchada e picado, pizza de bode, linguiça de bode, queijo e doce de xique-xique, entre outras variedades típicas da região.
O turista pode ainda aproveitar para conhecer o Memorial Cinematográfico de Cabaceiras, Museu Histórico do Cariri, o Centro histórico, cenário natural para roduções  cinematográficas, o letreiro do 'Roliúde Nordestina' e a calçada da fama.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Sábado: No Arraial do Bode e no 'Bode Rei Hall', fica por conta dos artistas J. Gomes, Coroné Grilo, Lucia Lemos, Limão com Mel, Banda Encantus, Forró da Elite e Arrocha Brasil.

Domingo
9h às 17h – Expofeira de Caprinos e Ovinos e Expofeira de Artesanato Parque do Bode
9h30 – Gincana do Bode
15h – Pega Bode
17h – Desfile da comitiva Real/ruas da cidade
17h30 – Enceramento da Expofeira de Animais Arraial Popular
10h – Apresentações Culturais: Quadrilha “Xote Cariri” (Poço das Pedras)
Companhia de Dança Folclórica Mandacarú (Gurjão/PB)
11h às 18h – Arrasta-pé com bandas e trios de forró: Trio Raízes, Forrozão Chapéu de Palha Zé de Otacilio Forró Quente, Trio Canarinho, Jairo Madruga
19h – Arrastão do Bode Rei com Jairo Madruga

g1.com
Taiguara Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.