31 de julho de 2013

SAL: INIMIGO DOS SEUS OLHOS

 
A OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda o equivalente a uma colherzinha de chá ou 2 gramas de sódio. Mas, dificilmente essa recomendação é seguida pela maioria das pessoas. Ou seja, há quem consuma mais que o dobro de 5 gramas de sal.
O sal usado na cozinha e à mesa, respondem por 70% do consumo de sódio no Brasil. Esses dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que acabam de ser compilados pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação - ABIA.
De acordo com especialistas em oftalmologia, o abuso no consumo do sal dobra a chance de surgir a catarata do tipo subcapsular posterior. Uma alimentação carregada no sal acelera o aparecimento da catarata e pode aumentar o risco de doenças na retina.
Segundo especialistas, “o excesso de sódio na corrente sanguínea, dificulta a manutenção do baixo nível intracelular de cálcio que garante a transparência da lente do olho”.
Bom saber, que não se trata daquela catarata que atinge praticamente todas as pessoas depois dos 75 anos, pois, esta, trata-se de um mal relacionado ao envelhecimento, mas, sim da catarata subcapsular posterior, que pode surgir bem mais cedo e em muitos casos pode ser adiada, diminuindo o consumo do sal.
A catarata subcapsular posterior é quase igual às outras formas da catarata, embaça o cristalino, lente localizada atrás da pupila e da íris (parte colorida do olho) que responde pela focalização das imagens. A diferença é que na subcapsular posterior a opacificação acontece na parte de trás do cristalino onde a luz converge. Por isso, a aversão à luz, fotofobia, é muito mais intensa.

DICAS PARA REDUZIR O PERIGO
Elimine o saleiro da mesa;
Prefira temperos naturais;
Evite o consumo de embutidos;
Evite as conservas e alimentos industrializados que contenham glutamato de sódio;
Proteja seus olhos da radiação ultravioleta emitida pelo sol;
Use sempre lentes que contenham filtro ultravioleta;
Adapte-se ao chapéu ou boné;
Fuja de bebida alcoólica e cigarro;
Coma frutas e vegetais frescos, pois, eles ajudam a adiar a doença.
 
São dicas práticas que irão ajudar e melhorar sua qualidade de vida. Saiba que, o uso abusivo do sal além de causar hipertensão arterial, pode levar também ao desenvolvimento de alterações cardiovasculares e na retina o que poderá levar à perda irreparável da visão.
OBS: ESTA POSTAGEM NÃO POSSUI NENHUM VALOR CIENTÍFICO, E SIM A IMPORTÂNCIA DO REPASSE DE INFORMAÇÕES. PORTANTO, QUALQUER DÚVIDA OU IDENTIFICAÇÃO COM O PROBLEMA PROCURE UM ESPECIALISTA QUE NESTE CASO TRATA-SE DE UM OFTALMOLOGISTA. Bjocsssss

Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.