18 de agosto de 2013

A EDUCAÇÃO DECADENTE DO BRASIL


Dias atrás li uma reportagem do senador Cristovam Buarque, que por sinal, o considero um dos homens mais inteligentes do Brasil. Ele estava se referindo ao fato do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) ter melhorado. Achei coerente quando o senador afirmou que apesar dessa melhora, o País, continua abaixo das expectativas, devido a qualidade da educação.
Em sua fala o senador Cristovam esclareceu que, para avaliar a educação, o IDHM leva em conta apenas os anos de estudo e frequência escolar, mas não a qualidade. “Se a avaliação considerasse também o resultado de exames que medem a qualidade, por exemplo, de português e matemática, o índice ficaria muito feio”.
Ao finalizar o Senador falou “Como a gente vai querer que um município pobre pequeno, como Melgaço, no Pará, tenha o mesmo índice de Brasília, que foi o melhor?
Confesso que gostei do discurso do senador! Diante desse fato, fiquei aqui no meu recanto nordestino, bem no silêncio... mas lá no mais puro silêncio do meu Sertão querido e o pensamento me atordoava. Pensei... é verdade a Educação em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e outros recantos que não no meu Sertão nordestino é pra lá de boa.
Hoje, vendo o Programa do Silvio Santos, bem aqui no meu recanto, no silêncio sábio do meu Sertão, senti a maior vergonha alheia de minha existência. Eram jovens que não aqui do meu Sertão Nordestino, tentando responder qual é a soma de dois mais dois contando nos dedos.
Fiquei a pensar... se eu aqui tão longe vendo através dos chuviscos da TV, senti vergonha, como estaria se sentindo o Silvio naquele momento?
As perguntas foram as seguintes:

Como se soletra a palavra PRETENSIOSA?
A Garota depois da quarta tentativa responde: P-R-E-N-T-E-C-I-O-S-A.
Esta foi a primeira tentativa do Silvio.

Em seguida ele escolheu outra garota e perguntou:
Como se soletra a palavra MACIÇO?
Segunda tentativa do Silvio
RESPOSTA: M-A-C-I-S-O.

Na terceira tentativa de aguçar o conhecimento daquelas jovens, o incansável Silvio Santos escolheu outra participante. Agora vai:

Como se soletra a palavra ATARRAXAR?
Uma... duas... três... quatro... cinco. Vai pra lá você não sabe diz o apresentador.
Para acabar com a vergonha alheia, Silvio terminou com a palavra XUXA. E, deu graças a Deus que alguém acertou. Quanto às questões de matemática as perguntas foram as seguintes:

Quanto é 81 dividido por 9?? Hã? Oi?
Próxima participante: Quanto é 25 menos treze? Hã? Oi?
Mais uma tentativa; Quanto é 7 vezes 5? Hã? Oi?
O apresentador resolveu perguntar quanto é 2+1 e 2=2. Ai todo mundo tirou DEZZZ!

Sinceramente, é preocupante! A nossa Educação está inexplicavelmente sem rumo. Difícil saber de quem é a culpa e principalmente, o que fazer. É preciso uma maior preocupação de governantes e educadores deste país em relação a educação. A impressão que dá é que apesar de todo o avanço tecnológico oferecido e os novos métodos utilizados na educação brasileira, na esperança de oferecer o melhor está tudo errado. Piorou e continua piorando.  Será que esses métodos de ensino estão realmente corretos? Tanta inovação no ensino aprendizagem melhorou? Não! Repensar é preciso.
É senador Cristovam Buarque imagina “Se a avaliação considerasse também o resultado de exames que medem a qualidade, por exemplo, de português e matemática, o índice ficaria muito feio”. Realmente!


Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.